SóProvas


ID
2425171
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma doença frequente no adulto e é o fator de risco mais importante para o desenvolvimento de aterosclerose, doença coronariana, insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral e para a progressão de doença renal crônica. Sobre a HAS em menores de 18 anos, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta de cima para baixo.

( ) Há embasamento em estudos bem delineados, de que a pressão arterial deve ser aferida a partir dos 15 meses de vida nas consultas de rotina. Deve-se realizar uma medida aos 15 meses e outra aos 5 anos de idade.

( ) A classificação da pressão arterial (PA) em menores de 18 anos, considera normal a PA sistólica e diastólica < percentil 90.

( ) A classificação da pressão arterial (PA) em menores de 18 anos, considera normal alta a PA sistólica média e/ou diastólica média entre o percentil 90 e 95.

( ) A classificação da pressão arterial (PA) em menores de 18 anos, considera alta ou hipertensão arterial a PA sistólica média e/ou diastólica média > percentil 95.

Alternativas
Comentários
  • A medida da PA em crianças é recomendada em toda avaliação clínica após os 3 anos de idade, pelo menos anualmente, como parte do seu atendimento pediátrico primário, devendo respeitar as padronizações estabelecidas para os adultos [Grau de Recomendação D] (SOCIEDADE BRASILEIRA DE HIPERTENSÃO; SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA; SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEFROLOGIA, 2010).

    A interpretação dos valores de pressão arterial obtidos em crianças e adolescentes deve levar em conta a idade, o sexo e a altura (SOCIEDADE BRASILEIRA DE HIPERTENSÃO; SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA; SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEFROLOGIA, 2010). Em primeiro lugar, deve-se verificar a estatura do paciente e localizar o percentil de acordo com a idade (Anexo B). Em seguida, sugere-se utilizar a tabela de classificação da pressão arterial para crianças e adolescentes, modificado do The Fourth Report on the Diagnosis, Evaluation and Treatment of High Blood Pressure in Children and Adolescents (Anexos C e D), em que será possível verificar o percentil de PA. Ao obter o percentil de PA, é possível classificar a pressão arterial em crianças e adolescentes de acordo com o Quadro 10. A hipertensão arterial nessa população é definida como pressão igual ou maior ao percentil 95 de distribuição da pressão arterial. Crianças também apresentam hipertensão de consultório e efeito do avental branco, mas o papel da Mapa é limitado nessa população especial, sobretudo pela falta de critérios de normalidade (SOCIEDADE BRASILEIRA DE HIPERTENSÃO; SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA; SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEFROLOGIA, 2010).

  • xxClassificação Percentil* para PAS e PAD Frequência de medida da pressão arterial Normal PA < percentil 90 xxReavaliar na próxima consulta médica agendada

    xxLimítrofe PA entre percentis 90 a 95 ou se PA exceder 120/80mmHg sempre < percentil 90 até < percentil 95 Reavaliar em seis meses

    xx Hipertensão estágio 1 Percentil 95 a 99 mais 5mmHg

    xx Paciente assintomático: reavaliar em 1 a 2 semanas; se hipertensão confirmada encaminhar para avaliação diagnóstica.

    xxPaciente sintomático: encaminhar para avaliação diagnóstica Hipertensão estágio 2 PA > percentil 99 mais 5mmHg

    xxxConsiderar encaminhamento à atenção especializada Hipertensão do avental branco PA > percentil 95 em ambulatório ou consultório e PA normal em ambientes não relacionados à prática