SóProvas


ID
2425300
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo a NBC TG Estrutura Conceituai - Estrutura Conceituai para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, assinale a opção que apresenta o tratamento contábil CORRETO à situação descrita.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra "B"


     

    a) Uma Sociedade Comercial efetuou um pedido de fornecimento de mercadorias ao fornecedor, adiantando 20% do valor. As mercadorias serão fabricadas e entregues pelo fornecedor no mês seguinte. Tendo em vista que existe a intenção de adquirir as mercadorias, 100% do pedido foi registrado como Estoque de Mercadorias. O resgistro da mercadoria só pode ser realizado no momento da entrega por parte do fornecedor. Sendo que o valor adiantado deve ficar registrado no Ativo Circulante como "Adiantamentos a Fornecedores".

     

    c) Uma Sociedade Empresária recebeu um terreno como doação da prefeitura. O valor de mercado do terreno é de R$1.000.000,00 e satisfaz à definição de Ativo. Como não foi feito nenhum pagamento, o terreno não foi reconhecido como Ativo. - O Terren deve ser registrado como ativo, independente de não ter ocorrido pagamento.

    Contabilização da doação:

    D – Terreno (Imobilizado)

    C – Doações e Subvenções (conta do Patrimônio Social)

     

    d) Uma Sociedade Industrial realizou, na qualidade de arrendatária, um contrato de arrendamento mercantil financeiro de uma máquina, para uso na produção. Como a nota fiscal de compra da máquina foi emitida em nome do banco arrendador, a indústria não reconheceu a máquina em seu ativo. - Quando o arrendamento mercantil foi do tipo Financeiro, por mais que a propriedade juridica não for do arrendatário, ele deve contabilizar como ativo, pois na operação a transferência para o arrendatário substancialmente de todos os riscos inerentes ao uso do bem arrendado, como obsolescência tecnológica, desgastes, etc.

  • a. Errado. O procedimento de registrar 100% como estoques está errado. Nesse caso, a empresa deveria executar o seguinte registro:

    • D – Adiantamento a Fornecedores (ativo)
    • C – Disponível (ativo)

    Quando a empresa receber as mercadorias:

    • D – Mercadorias (ativo)
    • C - Adiantamento a Fornecedores (ativo)

    b. Certo. Somente podemos ativar o gasto, ou seja, reconhecer um ativo na Contabilidade quando for provável a geração de benefícios futuros do novo produto alvo de pesquisa. Logo, enquanto não verificado esse requisito, os gastos iniciais do projeto de pesquisa devem ser reconhecidos no resultado da empresa como despesa.

    c. Errado. Bem recebidos em doação devem sim ser registrados no ativo.

    d. Errado. Definição de ativo destaca três termos que são fundamentais para que um item seja considerado como ativo: gerar benefício econômico futuro, ser controlado pela entidade e ser resultante de um evento ocorrido no passado. Vimos, ainda, o seguinte:

    Controle pela entidade: refere-se ao fato de que o benefício futuro deve ser controlado por uma entidade em particular. Perceba que a definição não utiliza o termo propriedade, desvinculando a parte legal da econômica. Trata-se da essência sobre a forma. O exemplo clássico citado pela doutrina é o arrendamento financeiro, em que os bens pertencem ao arrendador, porém ficam sob controle do arrendatário, devendo, portanto, serem contabilizados como ativo pelo arrendatário.

    Logo, no caso do item, independente da propriedade não ser da empresa, os riscos e o controle são e, portanto, deve ser reconhecido como ativo.

    Fonte: Estratégia Concursos