SóProvas


ID
2425555
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Na execução do emboço de paredes, utiliza-se areia média, e no reboco, areia fina. Acerca disso, analise as proposições abaixo.

1) Os agregados pesados possuem massa unitária inferior a 1120kg/m3 e sua aplicação principal é na produção de concretos convencionais. Essa massa deve-se a sua microestrutura celular e ao fato de ser altamente porosa.

2) No assentamento de alvenaria, deve-se utilizar areia média ou grossa. Dificilmente encontramos uniformidade nos grãos das areias da mesma categoria, favorecendo o total preenchimento dos espaços vazios na massa.

3) Os torrões de argila, matérias carbonosas, material pulverulento e impurezas orgânicas são considerados substâncias nocivas à areia. As areias consideradas mais puras são as de procedências naturais dos rios.

4) São agregados miúdos o pó de pedra, a areia e os siltes que possuem diâmetro entre 0,075mm < Ø_ < 4,8mm. Esses fragmentos passam na peneira com 4,8mm de abertura.

Estão corretas, apenas:

Alternativas
Comentários
  • 1) Os agregados pesados possuem massa unitária inferior a 1120kg/m3 e sua aplicação principal é na produção de concretos convencionais. Essa massa deve-se a sua microestrutura celular e ao fato de ser altamente porosa. AGREGADOS LEVES

  • Agregados leves: são os agregados com massa unitária inferior a 1120 kg/m3. A aplicação principal é na produção de concretos leves. Essa menor massa é devido à microestrutura celular altamente porosa.

    Agregados normais: são os agregados com massa unitária entre 1500 e 1800 kg/m3. A principal aplicação é na produção de concretos convencionais ou normais.

    Agregados pesados: são os agregados com massa unitária superior a 1800 kg/m3.

    Fonte:

    .

  • Item 4 está errado, de acordo com NBR 7211:

    "agregado miúdo: agregado cujos grãos passam pela peneira com abertura de malha de 4,75 mm e ficam

    retidos na peneira com abertura de malha de 0,150 mm"