A bronquite crônica canina é uma síndrome definida como tosse que ocorre na maioria dos dias, durante dois ou mais meses consecutivos, na ausência de outra doença ativa. Caracteriza-se por inflamação crônica dos brônquios associada com a hipersecreção de muco que acarretará em obstrução das vias aéreas inferiores. As causas do processo inflamatório podem ser por infecção, alergias, irritantes ou toxinas.
O colapso de traqueia é uma afecção frequente em cães idosos, principalmente de raças pequenas (braquicefálicos), nas quais a condição também é chamada de colapso traqueobrônquico ou colapso da via aérea central.Esta doença produz uma síndrome descrita como “síndrome da angústia respiratória”. Os sinais podem ocorrer de forma aguda, progredindo lentamente por meses a anos. O sintoma primário é a tosse não produtiva, descrita como um “grasnar de ganso”, porém não é um sinal patognomônico da doença.
https://www.vetsmart.com.br/blog/2017/05/17/bronquite-cronica-tratamento-da-tosse-persistente-em-caninos/
https://www.vetsmart.com.br/blog/2015/10/30/pequenos-animais-colapso-traqueal-o-mal-das-racas-pequenas/
Resposta letra D
A - colapso de traqueia (em cães) e efusão pleural (em gatos).
B - infecção traqueal por Bordetella bronchiseptica (em cães) e rinite fúngica (em gatos).
C - corpo estranho traqueal (em cães e gatos) e pneumonia intersticial (em gatos).
D- Bronquite crônica (em cães) e colapso de traqueia (em cães).
E- rinite bacteriana crônica (em cães) e traqueobronquite infecciosa (em cães).
- Cães com bronquite crônica são avaliados na clínica por causa da tosse alta e intensa.
- Cães com colapso de traqueia predominantemente extratorácico podem apresentar sintomas de obstrução de vias aéreas altas, inclusive dificuldade respiratória mais pronunciada na inspiração e som estertoroso audível. Se a dificuldade respiratória ocorrer em cães com colapso de vias aéreas intratorácicas, este tende a ser mais pronunciado na expiração e é normalmente associado a um sibilo/tosse alta e audível.