SóProvas


ID
2425819
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Algumas doenças dermatológicas podem ocorrer somente ou predominantemente em determinadas raças. Considerando esse tema, analise as afirmações a seguir e assinale V para as Verdadeiras, ou F para as Falsas.

( ) Dermatofibrose nodular é uma doença de pele que pode acometer os pastores alemães.

( ) Adenite sebácea é uma condição exclusiva da raça akita.

( ) Dermatite seborreica primária geralmente está relacionada com cocker spaniel inglês e americano.

( ) Síndrome uveodermatológica é comumente vista em chow chow e poodles.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • A dermatofibrose nodular é uma síndrome em que o aparecimento de nódulos dérmicos fibróticos é associado a uma doença cística renal concomitante e progressiva, que se apresenta em cães de meia-idade a idosos da raça pastor alemão.

    A adenite sebácea granulomatosa é um processo inflamatório das glândulas sebáceas e que tem caráter imunomediado e crônico. na adenite sebácea as glândulas sebacias são destruídas pela inflamação com posterior substituição por tecido fibroso no local afetado. se manifesta de forma incomum na espécie canina e raramente na espécie felina.

    A dermatite seborreica primária é uma patologia hereditária. Esta patologia afeta cães mas raramente é observada em gatos. Afeta especialmente cães de raça Cocker Spaniels, Basset Hounds, Dachshunds, Labradores, Goldens e Pastor Alemão. 

    Síndrome uveodermatológica: sintomatologia ocular bilateral e despigmentação cutânea. As raças de origem asiática como a Akita são as mais afetadas, porém há relatos em cães da raça Chow-Chow, Husky Siberiano, Samoieda, Pastor de Shetland, Old English Sheepdog, Golden Retriever, Setter Irlandês e Fila Brasileiro.