SóProvas


ID
2425831
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

As afecções da córnea estão entre as alterações oftálmicas diagnosticadas com maior frequência na rotina clínica de pequenos animais. Acerca desse tema, analise as proposições a seguir e assinale V para as Verdadeiras, ou F para as Falsas.

( ) As lesões ulcerativas da córnea podem ser classificadas como superficiais, profundas ou estromais e descemetoceles.

( ) Os termos “úlcera indolente” ou “úlcera do Boxer” definem um tipo específico de lesão corneal caracterizado por baixa adesividade entre o epitélio corneal e a membrana de Descemet.

( ) O tratamento das úlceras superficiais não complicadas baseia-se no uso de antibióticos tópicos em associação com anti-inflamatório esteroidal.

( ) A infecção pelo herpesvírus é uma causa importante de ulceração corneal em felinos.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • (V) As lesões ulcerativas da córnea podem ser classificadas como superficiais, profundas ou estromais e descemetoceles.

    (F) Os termos “úlcera indolente” ou “úlcera do Boxer” definem um tipo específico de lesão corneal caracterizado por baixa adesividade entre o epitélio corneal e a membrana de Descemet. - As células epiteliais basais formam uma membrana basal defeituosa com ausência de hemidesmossos juncionais, sendo estes responsáveis pela aderência das células. A aderência do epitélio corneano no estroma depende diretamente da membrana basal.

    (F) O tratamento das úlceras superficiais não complicadas baseia-se no uso de antibióticos tópicos em associação com anti-inflamatório esteroidal. - Não deve-se usar colírios anti-inflamatórios esteirodais.

    (V) A infecção pelo herpesvírus é uma causa importante de ulceração corneal em felinos.