SóProvas


ID
2425846
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Apesar de não ser muito frequente, a deficiência de tiamina (vitamina B1) é uma enfermidade bem estabelecida na medicina de felinos. Assinale a alternativa que melhor descreve achados clínicos e de anamnese da deficiência de tiamina.

Alternativas
Comentários
  • . Tiaminases são antagonistas naturais da vitamina B1,as quais são capazes de inativar a tiamina por um processo de oxi-redução. Elas são encontradas em alta concentração no peixe cru, mariscos, fermento e fungos. As tiaminases são destruídas através do cozimento (KIRK et al., 2000). 

  • Resposta letra C.

    A- Dieta à base de peixe cru ou carne muito cozida; miose; ventroflexão do pescoço; musculatura cervical rígida.

    B- Dieta à base de carne crua ou peixe muito cozido; hipersalivação; ventroflexão do pescoço; musculatura cervical rígida.

    C- Dieta à base de peixe cru ou carne muito cozida; hipersalivação; ventroflexão do pescoço; musculatura cervical rígida.

    D- Dieta à base de carne crua ou peixe muito cozido; midríase; ventroflexão do pescoço; musculatura cervical flácida.

    E- Dieta à base de peixe cru ou carne muito cozida; midríase; ventroflexão do pescoço; musculatura cervical flácida.

    Os gatos precisam de quatro vezes mais tiamina na dieta em comparação com cães. A deficiência de tiamina pode ser encontrada em gatos alimentados com dietas à base de peixe cru ou malcozido. Determinados peixes crus contêm enzimas tiaminases. As enzimas tiaminases também são encontradas em certas espécies das bactérias Clostridium spp. e Bacillus spp.

    Os sinais clínicos de deficiência de tiamina são anorexia, perda de peso e depressão, os quais evoluem para sinais neurológicos de pupilas dilatadas, ataxia, fraqueza, convulsão e, por fim, morte. A ventroflexão do pescoço pode evidenciar deficiência de tiamina ou de potássio, polimiopatia ou polineuropatia.

    Os sinais clínicos da deficiência de tiamina são diminuição da ingestão de alimento, hipersalivação, flexão ventral do pescoço e convulsões. A degeneração miocárdica também foi associada à deficiência de tiamina. O exame do fundo de olho pode revelar dilatação venosa e hemorragias retinianas.