SóProvas


ID
2427211
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa correta. Na investigação sorológica de paciente com quadro suspeito de sífilis secundária os testes que apresentam melhor sensibilidade diagnóstica são:

Alternativas
Comentários
  • TREPONÊMICOS: TESTE RÁPIDO, FTA ABS (IMUNOFLUORESCENCIA), TPHA (HEMOAGLUTINAÇÃO), EQL, ELISA. São testes qualitativos.

    NÃO-TREPONÊMICOS: VDRL, RPR, TRUST. São testes quantitativos e qualitativos.

  • Testes treponêmicos São testes que detectam anticorpos contra antígenos do Treponema pallidum. Estes testes são qualitativos. Eles definem a presença ou ausência de anticorpos na amostra.

    Testes não treponêmicos São testes que detectam anticorpos não treponêmicos, anteriormente denominados anticardiolipínicos, reagínicos ou lipoídicos.

    Esses anticorpos não são específicos para Treponema pallidum, porém estão presentes na sífilis. Os testes não treponêmicos podem ser: • qualitativos – rotineiramente utilizados como testes de triagem para determinar se uma amostra é reagente ou não; • quantitativos – são utilizados para determinar o título dos anticorpos presentes nas amostras que tiveram resultado reagente no teste qualitativo e para o monitoramento da resposta ao tratamento. O título é indicado pela última diluição da amostra que ainda apresenta reatividade ou floculação visível.

  • Sífilis primária: microscopia direta de campo escuro

    Secundária: triagem com antígenos não treponêmicos e confirmatório com antígenos treponêmicos

    Terciária: VDRL (triagem)/FTA-ABS (IFI - confirmação)