SóProvas


ID
2428045
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

  A industrialização contemporânea requer investimentos vultosos. No Brasil, esses investimentos não podiam ser feitos pelo setor privado, devido à escassez de capital que caracteriza as nações em desenvolvimento. Além disso, o crescimento econômico do Brasil, um recém-chegado ao processo de modernização, processou-se em condições socioeconômicas diferentes. Um efeito internacional de demonstração, na forma de imitação de padrões de vida, entre países ricos e pobres, e entre classes ricas e pobres dentro das nações, resultou em pressões significativas sobre as taxas de crescimento para diminuir a diferença entre nações desenvolvidas e em desenvolvimento. Em vista das aspirações de melhores padrões de vida, o governo desempenhou um papel importante no crescimento econômico recente do Brasil.
(Carlos Manuel Peláez e Wilson Suzigan. História monetária do Brasil, 1981. Adaptado.)

De acordo com o texto, uma das particularidades do processo de industrialização brasileira é

Alternativas
Comentários
  • Questões sobre a industrialização brasileira podem ter enfoque histórico, geográfico ou sociológico a partir das disciplinas clássicas do ensino médio. O texto de apoio trata do processo de industrialização no Brasil e a importância dos investimentos e políticas estatais para sua realização. O enunciado pergunta sobre uma particularidade do processo brasileiro, algo que é exclusivo ou único do que ocorreu por aqui. 

    Análise das alternativas:

    A) Induz ao erro no sentido que é verdade que no desenvolvimento histórico da revolução industrial o controle sobre a matéria prima é um ponto importante, vide a conferência de Berlim sobre a partilha da África, mas isso não se relaciona com a particularidade do processo brasileiro que já era nação produtora de matérias primas e se tornará posteriormente potência na mineração com os recursos de seu vasto território.

    B)  Escassez de mão de obra no Brasil para o trabalho industrial já tinha sido historicamente resolvida com a imigração em massa de europeus para substituição do trabalho escravo nas lavouras de café.

    C) Pode confundir candidatos que tenham razoável conhecimento histórico já que a política ficou nas mãos de grupos com interesses similares aos da economia colonial, baseados na agro exportação, até a chegada do grupo de Getúlio Vargas ao poder em 1930. No entanto, a industrialização com ação do Estado como descreve o texto é projeto desse período e não do anterior também chamado de República dos cafeicultores.   

    D) O Brasil assim como o México e a Argentina para citar apenas dois está no grupo de países de industrialização tardia ou seja daqueles que realizaram seus processos de industrialização com atuação do Estado e posteriores a revolução industrial mas especificamente no século XX. Apesar de ser o gabarito e a alternativa que está mais adequada esse processo de industrialização pela via estatal não pode ser considerado exatamente uma particularidade do Brasil assim ao pé da letra já que também ocorreu em outros Estados. ALTERNATIVA CORRETA.  

    E) Se existia certamente um mercado consumidor de produtos de luxo ele era composto por grandes exportadores de café e outro produtos agrícolas e as poucas indústrias que já existiam se dedicavam a substituição de importações e seus proprietários não configuravam um "amplo" mercado consumidor.

    Considerações finais:

    O processo de industrialização no Brasil não pode ser compreendido corretamente sem seu conteúdo histórico dado seu caráter estatal. Como visto na questão conhecimento sobre o projeto industrial de base da Era Vargas seria determinante para macar a alternativa correta.
    Gabarito: D