SóProvas


ID
2428057
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

 Com o fim da Guerra Fria, os EUA formalizaram sua posição hegemônica. Sem concorrência e se expandindo para as antigas áreas de predomínio socialista, o capitalismo conheceu uma nova fase de expansão: tornou-se mundializado, globalizado. O processo de globalização criou uma nova divisão internacional do trabalho, baseado numa redistribuição pelo mundo de fábricas, bancos e empresas de comércio, serviços e mídias.
(Loriza L. de Almeida e Maria da Graça M. Magnoni (orgs.).
Ciências humanas: filosofia, geografia, história e sociologia, 2016. Adaptado.)
Dentre as consequências do processo de globalização, é correto citar

Alternativas
Comentários
  • Uma das consequências do mundo globalizado, devido ao predomínio do modelo econômico neoliberal, é o enfraquecimento (menor presença e participação) do Estado na economia.

  • Temos um texto de apoio tratando de globalização em seus aspectos geopolíticos como o fim da bi-polarização e o início de um mundo "monopolar" com o predomínio mesmo que momentâneo, de uma única superpotência. Aborda também os aspectos tecnológicos e a desindustrialização de várias nações. O enunciado cobra a alternativa que apresente correta consequência do processo descrito.

    Análise das alternativas:

    A) Apesar da preponderância norte americana no cenário mundial sobretudo, do ponto de vista militar, não é correto falar de um governo universal no mundo contemporâneo.

    B) O mundo atual tem poucos conflitos entre nações mas uma consideravelmente maior quantidade de conflitos locais de vários tipos como étnicos, religiosos e pelo controle de recursos ambientais.

    C) A consolidação de mega corporações transnacionais com atuação global, a interconectividade entre os espaços o livre comércio sem controle e as exigências de reformas econômicas como contrapartida à concessão de empréstimos são mecanismos do mundo globalizado que tem  erodido o poder decisório dos estados-nações contemporâneos. AFIRMATIVA CORRETA

    D) O trabalho segue ocorrendo em condições degradantes em diversas partes do mundo e o desemprego estrutural ligado às perdas de postos de trabalho para inovações tecnológicas agrava ainda mais essa situação.   

    E) A desigualdade entre nações segue crescendo e com graves disparidades tecnológicas e recursos naturais escassos tende a se aprofundar.


    Considerações finais: 

    Globalização é tema mais que previsível  clássico porém complexo. Seu estudo requer bastante atenção sobre suas múltiplas faces e não só pode como deve ser complementado com o estudo do noticiário internacional com a mais amplas cobertura possível.
    Gabarito: C
  • GABARITO LETRA C- o enfraquecimento dos estados-nações, POIS o estado fica menor no período neoliberal.

    Neoliberal/Informacional (a partir dos anos 70) 

    -Características: 

    • Livre mercado e concorrência.  
    • Eliminar barreiras alfandegárias para deixar o Estado menos burocrático. 
    • Intervenção mínima do Estado, apenas para fiscalizar as privatizações.  
    • O Estado forneceria os serviços básicos, como: transporte, educação, saúde. 
    • Menos impostos e menos gastos públicos. (austeridade fiscal, o equilíbrio entre gastos e arrecadação) 

  • Aprofundando um pouco mais a questão do enfraquecimento do Estado-Nação :

    Simplificando Estado-Nação seria por exemplo Brasil , Alemanha , França e etc.... O Estado tem a função de intervir na promoção do bem-estar econômico e social . O Estado-Nação estabelece uma representação desigual dos interesses sociais, culturais e econômicos. O aparato estatal (ou seja, as instituições) servem para evitar crises institucionais no Estado. Entretanto, quando as classes subjugadas se mobilizam ocorrem crises que fragilizam as instituições e consequentemente os Estados-Nações . Apesar de, o Estado com sua economia estruturada começar a elevar seu desenvolvimento econômico e também seu PIB. Estudos mostram que a medida que isso ocorre , as despesas governamentais aumentam mais rapidamente que as receitas.