SóProvas


ID
2428069
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

    Alguns estudos recentes mostram que, de fato, há uma mudança ocorrendo na equação das migrações internas e na conformação das redes urbanas, com um novo papel de protagonismo regional dessas cidades médias, cuja população e PIB crescem mais do que as grandes cidades brasileiras.
(João S. W. Ferreira e Luciana Ferrara. “A formulação de uma nova matriz urbana no Brasil”. In: Tarcisio Nunes et al. (orgs.). Habitação social e sustentabilidade urbana, 2015. Adaptado.)
Assinale a alternativa que indica corretamente o fenômeno urbano caracterizado no excerto.

Alternativas
Comentários
  • A desmetropolização do Brasil

    Atualmente, encontra-se em curso no Brasil o processo de desmetropolização, que é a diminuição do crescimento das metrópoles em benefício das cidades menores, sobretudo as cidades médias. Esse fenômeno está acompanhado da desconcentração industrial, em que as grandes empresas e fábricas – antes concentradas nos grandes centros urbanos – passam a se deslocar para cidades menores em busca, principalmente, de menores impostos (ou até a isenção de boa parte deles). Mas vale lembrar que esse processo é lento e gradual, de modo que é errôneo dizer que as grandes cidades não são mais industrializadas.

    Mas isso não significa que as grandes cidades estejam diminuindo o seu tamanho populacional, mas apenas recebendo menos migrantes e crescendo demograficamente em uma velocidade muito menor. Além disso, no lugar das grandes fábricas, as principais metrópoles passam a se especializar em serviços do setor terciário e em abrigar centros administrativos e tecnológicos. Portanto, em vez de perder a importância, cidades como São Paulo e Rio de Janeiro vêm se transformando em verdadeiros centros de poder, modernizando-se em uma velocidade maior do que o restante do país.

  • O texto de apoio comenta sobre a importância cada vez maior para economia das cidades médias. O enunciado considera isso um fenômeno e busca por seu nome dentre as alternativas.

    Análise das alternativas:

    A) Sinônimo de adensamento e valorização do espaço urbano ao extremo a verticalização é bem pouco presente em cidades médias e não possui relação direta com a redução da importância das grandes metrópoles.

    B) Segregação especial ou periferização são um grande problema para o tecido urbano das cidades onde ocorrem devido à degradação da qualidade de vida da população que reside nesses espaços e não possui relação com o fenômeno descrito. 

    C) Gentrificação é um processo de valorização espacial que tende a modificar o perfil da área onde ocorre obrigando a saída de pessoas que não conseguem arcar com os novos custos mais altos de aluguéis, impostos e serviços e também não se relaciona com o texto de apoio.

    D) Favelização é uma forma de ocupação desordenada caracterizada pela autoconstrução de moradias, geralmente insalubres, em áreas irregulares como encostas, várzeas ou mangues,  com precária infraestrutura de serviços públicos e classificados oficialmente como aglomerados urbanos. Nada disso relaciona-se com a descrição do texto.

    E) Desmetropolização é o fenômeno de redução da atração de novas atividades das grandes metrópoles em função de cidades menores com melhores acessos, custos mais baixos de espaço, taxas, mão-de-obra e maiores incentivos fiscais concedidos por prefeitos interessados em atrair para suas cidades atividades diversas. Afirmativa correta


     
    Considerações finais:

    O Brasil atualmente tem mais de 85% de sua população vivendo em centros urbanos o que significa uma enorme importância da Geografia urbana nas provas em geral e dada a complexidade do tema vale sempre a pena aprofundar-se nos estudos sobre o assunto.  
     
    Gabarito: E
  • Cuidado para não confundir desindustrialização com desmetropolização.

  • Involução Metropolitana. = Desmetropolização = Migração Decrescente Devido ao alto custo de vida, infraestrutura saturada, alto custo de produção e difícil mobilidade urbana, as metrópoles hoje são considerades como cidades repulsivas tanto para moradia, quanto para produção. Fato que leva cidades de médio porte a serem vistas como cidades atrativas para indústrias e para moradia devido ao baixo custo de vida e de produção comparados às grandes metrópoles.

  • Palavra-chave do texto: com um novo papel de protagonismo regional dessas cidades médias