SóProvas


ID
2428096
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Texto 1
  Estamos em uma situação aterradora: dos lados da direita e da esquerda há ausência de pensamento. Você conversa com alguém da direita e vê que ele é capaz de dizer quatro frases contraditórias sem perceber as contradições. Você conversa com alguém da extrema esquerda e vê o totalitarismo que também opera com a ausência do pensamento. Então nós estamos ensanduichados entre duas maneiras de recusar o pensamento.
(Marilena Chaui. “Sociedade brasileira: violência e autoritarismo por todos os lados”. Cult, Fevereiro de 2016. Adaptado.)
Texto 2
   O fenômeno dos coletivos é um traço regressivo no embate com a solidão do homem moderno. É uma tentativa, canhestra e primitiva, de “voltar ao útero materno” para ver se o ruído insuportável da realidade disforme do mundo se dissolve porque grito palavras de ordem ou faço coisas pelas quais eu mesmo não sou responsabilizado, mas sim o “coletivo”, essa “pessoa” indiferenciada que não existe.
(Luiz Felipe Pondé. “Sapiens x abelhas”. Folha de S.Paulo, 23.05.2016. Adaptado.)
Sobre os textos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Da forma como estão formatados os textos a serem comparados, o enunciado e as alternativas temos uma questão de interpretação de textos onde são necessários também conhecimentos de História e  Filosofia para sua adequada resolução. No primeiro texto há uma crítica à renúncia do pensamento como ponto de partida para atuação política na sociedade contemporânea e como o autoritarismo pode contemplar os objetivos de diferentes espectros políticos. No segundo texto temos também uma crítica à renúncia de responsabilização individual do homem moderno e mais uma vez de como o autoritarismo pode surgir mesmo do interior de estruturas de atuação aparentemente democráticas.  O enunciado manda apenas comparar os textos.

    Análise das alternativas:

    A) Nenhum dos textos aborda o individualismo tampouco tradições populares.

    B) Ambos os textos abordam tendências autoritárias no campo da política e tocam no tema da ausência de reflexão racional e seus aspectos subjetivos só que a partir de enfoques diferentes entre si. ALTERNATIVA CORRETA

    C) Os ideais iluministas de racionalidade e ponderação só aparecem no primeiro texto.

    D) O primeiro texto critica como emoções podem obscurecer a tomada de decisões racionais e o segundo demonstra como o coletivismo também pode ser autoritário.

    E) O texto 1 de fato destaca a alienação da consciência política mas o 2 critica a participação em coletivos ao invés de valoriza-la. 

    Considerações finais:

    Esta questão demonstrou a importância de um método de estudo que não priorize apenas a absorção de conteúdo das disciplinas mas também a capacidade de refletir sobre ele. A interpretação e a comparação de textos também foram capacidades fundamentais nesse momento.

    Gabarito: B