SóProvas


ID
2428102
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

  Quando estou dentro do cinema, tudo me parece perfeito, como se eu estivesse dentro de uma máquina de sensações programadas. Mergulho em suspense, em medo, em vinganças sem-fim, tudo narrado como uma ventania, como uma tempestade de planos curtos, tudo tocado por orquestras sinfônicas plagiando Beethoven ou Ravel para cenas românticas, Stravinski para violências e guerras. Não há um só minuto sem música, tudo feito para não desgrudarmos os olhos da tela. A eficiência técnica me faz percorrer milhares de anos-luz de emoções e aventuras aterrorizantes, que nos exaurem como se fôssemos personagens, que nos fazem em pedaços espalhados pela sala, junto com os copos de Coca-Cola e sacos de pipocas. Somos pipocas nesses filmes.
(Arnaldo Jabor. “A guerra das estrelas”. O Estado de S.Paulo, 18.11.2014. Adaptado.)
Esse texto pode ser corretamente considerado

Alternativas
Comentários
  • O texto é uma crítica ao cinema espetáculo onde segundo o autos não há muito espaço para apreciação estética ou reflexão alguma a ser realizada diante da sobreposição de estímulos que o filme causa. O enunciado manda apenas comparar o texto com as alternativas.


    Análise das alternativas:

    A) No texto de apoio há a seguinte passagem "nos exaurem como se fôssemos personagens, que nos fazem em pedaços espalhados pela sala, junto com os copos de Coca-Cola e sacos de pipocas. Somos pipocas nesses filmes." que exemplifica claramente o ponto de vista do autor ao considerar o filme como entretenimento que exagera nos efeitos visuais e sonoros tornando-se uma experiência cansativa em suas palavras. ALTERNATIVA CORRETA.

    B) Ressaltar que a experiência é exaustiva não é avaliação elogiosa.

    C) A música erudita é citada como sendo utilizada de maneira equivocada no filme para valorizar momentos mas sem profundidade na apreciação.

    D) Ser comparado à pipoca no contexto que o autor utilizou não é elogioso.

    E) É possível afirmar que culturalmente elitista é tom da própria crítica do autos do texto à obra, além de não ter críticas no texto se referir a uma única obra.

    Considerações finais:

    A questão demonstrou a importância de uma preparação que vá além da absorção de conteúdo programático das disciplinas clássicas e passe também por leituras, filmes e músicas que componham um acervo de cultura geral que contribua eventualmente para a resolução de questões do tipo.

    Gabarito: A
  • alternativa A

    O texto discute o modo pelo qual certa produção cinematográfica busca a atenção do espectador, menos pelo valor estético que as obras são capazes de produzir em suas configurações artísticas intrínsecas, do que pelo apelo que fazem através da utilização de recursos

    técnicos e procedimentos narrativos de caráter sensacionalista. ETAPA

  • PARA MIM A ALTERNATIVA D TAMBÉM ESTÁ CORRETA,DADO QUE PELA MINHA ANALISE NÃO PERCEBI UMA CRÍTICA,....

  • Também marquei a D nessa questão, apesar de ter músicas e efeitos em abundância, o autor parece gostar da sensação, parece que ele está impressionado com o poder de envolvência desses aspectos empregados no cinema.

    Acho que a frase final do "Somos pipocas nesse filme" tem alguma intepretação que não consegui pegar,