SóProvas


ID
2428111
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

    Nossa felicidade depende daquilo que somos, de nossa individualidade; enquanto, na maior parte das vezes, levamos em conta apenas a nossa sorte, apenas aquilo que temos ou representamos. Pois, o que alguém é para si mesmo, o que o acompanha na solidão e ninguém lhe pode dar ou retirar, é manifestamente mais essencial para ele do que tudo quanto puder possuir ou ser aos olhos dos outros. Um homem espiritualmente rico, na mais absoluta solidão, consegue se divertir primorosamente com seus próprios pensamentos e fantasias, enquanto um obtuso, por mais que mude continuamente de sociedades, espetáculos, passeios e festas, não consegue afugentar o tédio que o martiriza.
(Schopenhauer. Aforismos sobre a sabedoria de vida, 2015. Adaptado.)
Com base no texto, é correto afirmar que a ética de Schopenhauer

Alternativas
Comentários
  • A ética de Schopenhauer valoriza a individualidade, a riqueza espiritual, ou seja, dá maior relevância às capacidades intelectuais que os homens cultivam na solidão.

  • O texto é do importante filósofo alemão do século XIX Arthur Schopenhauer  que desenvolveu importante contribuição ao chamado "pessimismo filosófico" no entanto, a questão não é sobre a obra ou mesmo sobre o próprio filósofo sendo muito mais uma reflexão sobre a interpretação do texto e sua correlação com as alternativas. O texto em si trata da importância muito maior que o autor atribui ao ser do que ao possuir, tecendo uma crítica à acumulação simplista de bens materiais em detrimento do desenvolvimento da riqueza espiritual não necessariamente do ponto de vista religioso.
    O enunciado compara a Ética de Schopenhauer às alternativas.

    Análise das alternativas:

    A) Não, ele critica severamente o consumo como algo capaz de elevar o espírito humano.

    B) Schopenhauer  fala de um homem espiritualmente rico como alguém capaz de sentir realizado até em solidão sendo essa uma das mais importantes capacidade do ser humano. AFIRMATIVA CORRETA.

    C) É exatamente o contrário do que se afirma aqui. As qualidades intelectuais são como riquezas que acompanharão uma pessoa por toda sua existência e elevarão seu espírito.

    D) A riqueza material e o consumo são o ponto da crítica do texto e não sua valorização.

    E) Apesar de falar em elevação do espírito o autor não está tratando de aspectos religiosos em sua obra.

    Considerações finais:

    A questão nos demonstra que tão importante quanto conhecer os principais aspectos da obra dos mais relevantes filósofos é a capacidade de interpretar e relacionar suas ideias mesmo que seja a primeira vez que se tem contato com o fragmento de texto. Ou seja a capacidade de leitura e interpretação é tão importante quanto os conteúdos  conhecidos anteriormente. 

    Gabarito: B