SóProvas


ID
242842
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Determinada empresa pretende adquirir computadores para
alguns dos seus funcionários e recebeu oferta de notebooks com as
seguintes especificações: processador Intel® Celeron 900 (2.2 GHz,
1 MB L2 cache, 800 MHz FSB); memória RAM de 2 GB DDR2
800 MHz (2 × 1 GB); gravador de DVD/CD dual layer; rede sem
fio padrão 802.11g, de 2,4 GHz; placa de rede integrada 10/100
Ethernet; sistema operacional Linux de 64 bits.

Considerando as informações acima, julgue os itens que se seguem.

Considerando que esses notebooks devem ser usados somente para executar programas de automação de escritório e para acessar a Internet, a substituição do sistema operacional de 64 bits por um de 32 bits não causaria perda significativa de desempenho.

Alternativas
Comentários
  • CUIDADO COM ESTA QUESTÃO,

    A princípio ela parece simples. Pois Sistemas Operacionais de 32 bits e Sistemas Operacionais de 64 bits, não causariam perda significativa de desempenho, mas isso vale até 3GB de RAM, como na questão o Notebooks tem 2GB de RAM, isso não traria perda significativa. Mas se na questão os Notebooks fossem acima de 3GB, já trariam significativa perda de desempenho. Imaginem só que essa empresa comprassem Notebooks com 8GB de RAM, pelo fato de Sistemas Operacionais de 32bits suportarem até 3GB, a perda já seria enorme.

     

    Aqui vale colocar uma citação da Microsoft, que vale também para o Linux:

    Os termos 32 bits e 64 bits se referem à maneira como o processador de um computador (também chamado de CPU) processa informações. A versão de 64 bits do Windows processa grandes quantidades de RAM (memória de acesso aleatório) com maior eficácia do que um sistema de 32 bits.

     http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows7/32-bit-and-64-bit-Windows-frequently-asked-questions

    Para saber mais sobre a diferená dos Sistemas Operacinais de 32 bits (x86) e 64 bits (x64), vale ir na página do Guia do Hardware

    http://www.guiadohardware.net/termos/x86-64

     

  • A observação feita pelo colega abaixo é pertinente mas não se aplica à questão em pauta.

    O fato de usar mais de 4G em computador de 32bits não causa perda de performance. No máximo, causa desperdício de recursos já que o windows não conseguirá endereçar espaço de memória acima de 4G.

    Agora, sem dúvidas, um computador com 4G é mais do que suficiente para atividades de escritórios, pois estas - em geral - demandam pouca memória RAM e pouco processamento.

    Quando dizemos que um processador é de 32bits estamos nos referindo aos registradores internos. Especialmente o registrador de endereço. Os registradores são espaços de armazenamentos de rápido acesso que trabalham próximo ao processador. O registrador de endereço (REM) armazena o endereço de memória que será buscado na RAM. Se ele for de 32 bits temos:

    232 = 4.294.967.296 que arredondamos para 4G (G=106)

    Portanto, com 32 bits conseguimos endereçar 4G de posições de memória RAM.

    Já caíram questões dizendo que com 64 bits endereçaríamos o dobro. Note que isso é errado, pois 264 é muito maior que o dobro de 232

    Espero que gostem do comentário. Sucesso a todos!

  • Em minha opinião a questão está errada.
    Vejamos: 
    TAMANHO DA PALAVRA 
    Tamanho da palavra é uma característica ou propriedade do processador e significa, na prática, a quantidade de informação interpretável pelo processador a cada ciclo.
    Portanto, quanto maior for o tamanho da palavra no processador, maior será sua capacidade de processar instruções maiores por ciclo.
    Atualmente, no mercado, encontramos processadores com tamanho de palavra de 32 e 64 bits.
    O sistema operacional utilizado deve ser compatível com o processador, isto é, se usamos um processador de 64 bits, temos de utilizar um sistema operacional também de 64 bits.

    Não é assim que funciona?


    Então como substituir o sistema operacional de 64bits para um de 32 bits sem perder o desempenho?

    Na verdade, acredito que nem funcionaria...
  • A despeito das "notas", inverossímeis, ótimos os comentários dos colegas Samuel e leoh; ambos, muito explanativos - parabéns!
    Deixo pros mais entendidos sua resposta, Gustavo. ^^
  • caro colega Gustavo Henrique Wassmansdorf da uma lhada nesse link: http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=9938&/32+E+64+BIT+VOCE+SABE+AS+DIFERENCAS
  • Apenas ratificando o comentário, plausível, do colega Samuel ;)

    "Na questão temos uma afirmação correta, porque o modelo usa menos de 4GB de memória RAM. Um sistema operacional 64 bits tem o seu desempenho otimizado quando usa 4GB ou mais de memória RAM. Se estamos com apenas 2GB, a troca por um sistema de 32 bits realmente NÃO ocasiona perda significativa de desempenho, porque com 2GB de RAM, um sistema de 64 bits acabaria limitado, operando como se fosse 32 bits."

    Créditos:
    Fernando Nishimura de Aragao
    Administrador de Redes e Técnico em Informática

  • Bons os comentários dos colegas. 

    Por outro lado, pelo que sei, os sistemas de 64 bits somente mostram toda sua força quando os aplicativos são preparados para rodarem em ambiente de 64 bits.  Estou certo?

  • Sistemas 64 bits só fazem uma verdadeira diferença quando a máquina possui mais de 4gb de Memória RAM.

  • Questão que gera bastante dúvida, pois como o notebook pode ser utilizado somente para programas de escritorios, dessa eu fiquei perdido , alguém para ajudar?

  • Primeiro temos que entender o seguinte, a grande vantagem dos processadores 64bits é o ganho em capacidade e não em velocidade, o limite de endereçamento de memória de aproximadamente 4GB por vez dos processadores de 32 bits tornou-se uma limitação séria em algumas áreas, aplicativos que necessitam endereçar mais de 4GB por vez precisam dividir esta operação em duas ou mais vezes tornando a conclusão do processo mais lento. Os aplicativos quem mais perdem em desempenho com processadores de 32bits são jogos de ultima geração, programas gráficos como CAD, edição de fotos em photoshop, este tipo de aplicativos exigem muito processamento e alto endereçamento de memória. Para solucionar este problema temo os processadores de 64bits, que dão suporte nativo a mais de 4GB de memória, mais exatos , tornando o endereçamento de memória  maior.


    Mas de contrapartida, se usamos um aplicativo que necessite endereçar menos de 4GB de memória, o ganho de desempenho nos processadores de 64 bits em relação aos processadores de 32 bits será quase imperceptível, como é o caso dos aplicativos de edição de texto e navegadores de internet.

     

    Para entendermos melhor imagine a situação, temos 32 pessoas para levar a um determinado lugar, usando um ônibus de 32 lugares ou um ônibus de 64 lugares, vamos realizar a viagem aproximadamente no mesmo tempo. Agora, ao contrario, se vamos levar 64 pessoas a um determinado lugar, usando um ônibus de 32 lugares, teremos que realizar duas viagens para levar para o mesmo lugar gastando mais tempo que um ônibus de 64 lugares”.

     

    Podemos concluir que a afirmação da questão esta correta. A troca do processador para uma arquitetura de 32 bits não causaria perda significativa de desempenho.

     

    Comentário Professores Lenin e Júnior Martins.

  • GABARITO: Certo

    As vantagens de usar um sistema operacional de 64 bits são mais evidente quando você tem uma grande quantidade de memória RAM instalada no computador, normalmente 4 GB de RAM ou mais

     

     

    FONTE: https://support.microsoft.com/pt-br/help/15056/windows-7-32-64-bit-faq

  • Posso ate estar errado, mas acho que cabe recurso, NETBOOk que seria exclusivo para acesso a internet e programas de escritório.

  • As vantagens de usar um sistema operacional de 64 bits são mais evidentes quando você tem uma grande quantidade de memória RAM instalada no computador.

    Se usamos um aplicativo que necessite endereçar menos de 4GB de memória, o ganho de desempenho nos processadores de 64 bits em relação aos processadores de 32 bits será quase imperceptível, como é o caso dos aplicativos de edição de texto e navegadores de internet.