-
Não entendi a questão...qualquer usuário, por padrão, de um pc normal (que não esteja conectado em rede) pode instalar e desistalar dispositivos (hardwares), ato este que vale-se da tecnologia plug and play (presente em praticamente todos os periféricos atuais) a qual faz com que não tenhamos que instalar o dispositivo..pois o wxp o reconhece automaticamente.....sinceramente não entendi...alguém dá uma luz aí?
-
É que vocè precisa pensar na segurança. É correto deixar qualquer usuário logado instalar dispositivos? Isso poderá trazer sérios riscos.
Algumas organizações proíbem inclusive uso de pendrives. Isso pode ser feito por meio de políticas de seguranças.
Teoricamente, nenhum usuário precisa instalar nada. Tudo que ele necessida para seu trabalho deverá já ter sido instalado no provisionamento inicial de seu Desktop. Caso necessite instalar algo, deverá abrir uma requisição para alguma equipe que detenha das prerrogativas adequadas para analisar a solicitação e proceder com a instalação.
-
Creio que o erro principal é quando a questão fala sobre DRIVE, e não DRIVER de dispositivo, pois o último termo é que é o correto. Um DRIVE é simplesmente um periférico, ao passo que o DRIVER faz a comunicação do dispositivo com o sistema operacional usado...
Sequer existe a expressao DRIVE DE DISPOSITIVO!
-
Galera o LEOH está corretissimo, lembrem que as questões aqui presentes são voltadas para CONCUROS PÚBLICOS logo são relacionadas a regras e diretrizes de uma empresa, se o contexto fosse para um desktop pessoal TALVEZ pudesse está correta, mas se tratando de um ambiente organizacional NÃO!
-
A questão esta solicitando: Considere que a equipe de suporte técnico de determinada empresa
necessite fazer escolhas, configurações e procedimentos
concernentes a segurança da informação da rede de computadores
dessa empresa. Nessa situação, julgue os itens seguintes.
Para realizar a segurança de informação, não devera deixar usuário carregar e descarregar drives de dispositivos.
-
Só para acrescentar
Drivers de dispositivo não são necessáriamente apenas dispositivos plug and play, eles são usados para qualquer dispositivos funcionarem corretamente e um software específico interaja com ele.
Um driver não é um processo ou tarefa (programa) gerido independentemente pelo sistema, mas sim um conjunto de tabelas contendo informações sobre cada periférico, bem como os fluxos de informação circulante entre o computador e o periférico, pode ser visto em alguns casos como parte do processo que esta em execução (código).
Drivers são pequenos programas que fazem a comunicação entre o Sistema Operacional de sua máquina e o Hardware (impressora, mouse, placas de vídeo e rede, monitor, pen-drives, etc...).
-
O que é drive – Entrada, unidade ou local de armazenamento, geralmente representado por uma letra no Windows. Por exemplo, o drive C, o drive A, etc. Ainda pode se referir ao dispositivo físico associado à unidade de armazenamento. Um drive de CD é o leitor de CD, onde você insere o disco. Há também drive de DVD, Blu-ray, etc. Os gravadores (de CD/DVD…) também são chamados de drive.
O que é driver (com R) – Não tem nada a ver com o drive sem R. Drivers são arquivos responsáveis pelo funcionamento de um determinado dispositivo. Por exemplo, quando você instala uma placa de vídeo, para que o sistema possa reconhecê-la e usar os recursos dela, ele precisa se comunicar com ela. Isso é feito por meio dos drivers. São softwares, programas, que rodam de forma bastante integrada ao sistema operacional. Geralmente eles não têm interface gráfica, tela, diferente dos outros programas (editor de texto, fotos, navegador de internet, etc).
-
Acredito que o erro estaja neste trecho da questão: "...considera-se que a Diretiva de Segurança Local está adequadamente configurada na situação em que todos os usuários possam carregar e descarregar drives de dispositivos..."
Talvez o correto seria:
- NÃO CONSIDERA...........................; ou
- NÃO ESTÁ ADEQUADAMENTE CONFIGURADA..........................; ou ainda, as duas coisas...
- NEM CONSIDERA E NEM ESTÁ ADEQUADAMENTE CONFIGURADA......................
Obs.: Não tenho certeza, mas marquei a acertiva ERRADA justamente por essa análise 'lógica', pois, acredidei que se pelo menos uma destas considerações estivessem erradas, já seria o suficiente para duvidar da afirmativa...
-
Concordo com o Gabriel. A questão está em a Diretiva de Segurança Local estar adequadamente configurada quando permite que todos os usuários possam carregar e descarregar.....
O fato de na maioria das empresas podermos fazer muitas coisas no computador não significa que isso seja adequado do ponto de vista da "Segurança". Conforme colocou um colega antes, fato raríssimo, algumas empresas proibem o uso de pen-drives, ou seja, para muitos nem dá para pensar que possa existir empresa assim, inclusive, imagino pensamentos do tipo, mas como vou gravar um relatório para ler melhor em casa. Sei de empresa, mais raro ainda, que não é sequer possível encaminhar anexo sem que haja autorização de alguém do controle. (isso é justamente para impedir espionagem industrial e coisas do gênero).
Aliás, o Brasil investe muito pouco em Segurança de rede.
-
Resposta : Errada
A " Diretiva de Segurança Local " deve ser restritiva de forma a impedir que qualquer um instale de forma automática ( plug and play ) dispositivos
que possam comprometer a segurança dos dados , como o uso de pen-drives que podem permitir copia de dados
-
Tem que ser usuario administrador ou com privelegio de administrador.
-
ERRADA.
(...) considera-se que a Diretiva de Segurança Local está adequadamente configurada na situação em que todos os usuários possam carregar e descarregar drives de dispositivos (...)
Afirmação incorreta, pois para que uma Diretiva esteja adequadamente configurada ela deve conter níveis de controle a determinados usuários, e não simplesmente permitir que todos os usuários possam descarregar DRIVES a vontade.
(...)uma vez que esse privilégio é necessário para a instalação de dispositivos compatíveis com a tecnologia plug and playEste direito de usuário determina quais usuários podem carregar e descarregar dinamicamente drivers de dispositivos ou outros códigos para o modo kernel.
Afirmação incorreta, pois a diretiva de segurança local não impedi o uso do plug and play, por exemplo, para reconhecer um teclado ou mouse novo, basta plugá-lo na máquina sem a instalação de drivers específicos. Mas o administrador poderá restringir a tarefa de carregar e descarregar drivers de dispositivo através da Diretiva de Segurança Local selecionando os chamados PRIVILÈGIOS.
Portanto, este direito de usuário determina quais usuários podem carregar e descarregar dinamicamente drivers de dispositivos. Este direito de usuário não se aplica a drivers de dispositivo Plug and Play. É recomendável que você não atribua este privilégio a outros usuários. Em vez disso, use a API StartService recomendado pela Microsoft.
Plug and play é a tecnologia baseia-se no fato de que todo e qualquer hardware deverá estar pronto para uso logo quando inserido. Mas nem todos os hardwares são reconhecidos de pronto pelo windows, e para isto temos que instalar DRIVERS para que o hardware seja utilizado pelo usuário.
-
"PF" tem razão. Muito lógica a percepção dele... em um ambiente de Empresa não seria legal essa tecnologia Plug And Play, por que como o enunciado/afirmativa diz que está "...adequadamente configurada na situação em que todos os usuários possam carregar e descarregar drives de dispositivos"...
Imaginem em um ambiente de trabalho como o Banco do Brasil, por motivos de segurança não seria adequado que as pessoas que trabalhem lá, pudessem conectar e desconectar seus pen drives pessoais nestes PC's.
-
Nos computadores com Windows XP Professional instalado, considera-se que a Diretiva de Segurança Local está adequadamente configurada na situação em que todos os usuários possam carregar e descarregar drives de dispositivos, uma vez que esse privilégio é necessário para a instalação de dispositivos compatíveis com a tecnologia plug and play.
Pessoal na minha opinião o erro está na segunda parte da questão qdo afirma que os drives são necessários para a instalação de dispositivos plug and play, e isso está errado, é justamente o inverso, o próprio nome já diz, vc pluga e usa, não precisa instalar drive nenhum.
Pessoal a CESPE e suas pegadinhas!!
-
Realmente, o leoh (2º comentário), está certíssimo.
A questão quer saber se o ato mensionado na assertiva está correto (ou não) concernente a segurança da empresa.
Bons estudos.
-
Pessoal, a Cespe joga muito com a interpretação do texto, portanto, português e lógica vão derrubar muita gente. É o caso acima. Leia, interprete e use seus conhecimentos na área de informática e a lógica e felicidades.
-
No contexto da informática, a função de um driver de dispositivo ou controlador de dispositivo )é aceitar requerimentos abstratos do software independente do dispositivo acima dele e cuidar para que a solicitação seja executada, permitindo que o software interaja com o dispositivo.
Drivers são pequenos programas que fazem a comunicação entre o Sistema Operacional de sua máquina e o Hardware. Temos como exemplos de Hardware (impressora, mouse, placas de vídeo e rede,som, monitor, pen-drives, etc...) e exemplos de Sistemas Operacionais (Windows, Linux, MS-DOS, Unix, FreeBSD, OSX, etc...)
Se todos os usuários podem carregar e descarregar esses drivers, imagina a zona que seria, a segurança não estaria adequadamente configurada.
-
Outra coisa a respeito de uns comentários que li acima falando que não precisa instalar drive.
PRECISA sim, por exemplo o drive da impressora se não estiver instalado, não vai fazer sua impressora funcionar, você pode plugar quantas vezes quiser a impressora que não vai acontecer nada.
O o Windows é programado para instalar/reconhecer automaticamente a maioria dos drivers, no caso do plug and play é algo para pen drivers/cameras digitais..., que no caso são unidades de armazenamento de fácil reconhecimento pelo sistema operacional, por isso você sai fuçando direto.
-
Afirmativa ERRADA - Nos computadores com Windows XP Professional instalado, considera-se que a Diretiva de Segurança Local está adequadamente configurada na situação em que poucos usuários possam carregar e descarregar drives de dispositivos, uma vez que esse privilégio NÃO é necessário para a instalação de dispositivos compatíveis com a tecnologia plug and play. Segundo a Microsoft, apenas os usuários administradores devem ter este privilégio: "Não atribua o direito de usuário Carregar e descarregar drivers de dispositivo a qualquer usuário ou grupo diferente de Administradores em servidores membros." FONTE: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/dd459104. Além disso, existe um acordo da Microsoft com a maioria dos fabricantes de periféricos pelo qual os drivers destes fabricantes já vêm disponíveis no Windows. Quando o usuário conecta o periférico, o Windows automaticamente identifica o driver correspondente e passa a se comunica com o periférico utilizando o driver adequado.
-
errei a questão.. mas acredito que o erro está na parte que fala ''todos os usuários'' .. devemos lembrar que apenas o administrador pode "
#CAVEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEIRA
-
Gabarito: errado
Complementando...
tecnologia plug and play : basta que seja conectado ao computador.
hot swap = sem mesmo ter que desligar a máquina.
-
A tecnologia ligar e usar (em inglês: Plug and Play ou ainda, PnP) foi criada em 1993 com o objetivo de fazer com que o computador reconheça e configure automaticamente qualquer dispositivo que seja instalado, facilitando a expansão segura dos computadores e eliminando a configuração manual.Para que isso funcione adequadamente são necessários 04 elementos:
Barramentos compatíveis;
Suporte pelo BIOS;
Suporte pelo sistema operacional;
Suporte pelo periférico.
Quando o computador é ligado, o BIOS envia sinais a todos os dispositivos. Aqueles que enviam uma resposta são reconhecidos, como acontece com os Plug and Play. A partir deste reconhecimento é montado e atribuído uma tabela de IRQ e DMA para cada dispositivo reconhecido. Esta tabela é armazenada em uma área da CMOS chamada de ESCD. Quando o sistema operacional entra em operação, ele recolhe a tabela ESCD gravada na CMOS e se adapta a ela fornecendo os softwares (drivers) que permitirão aos programas utilizarem estes dispositivos. Mas existem muitos dispositivos que não são 100% compatíveis com esta tecnologia. Eles são os dispositivos chamados de Legacy ISA. Nesses casos, o BIOS não consegue reconhecer e atribuir corretamente recursos para esses dispositivos e desta forma podem causar conflito entre eles. Para evitar que isso aconteça, é necessário reservar manualmente endereços de IRQ e DMA dos dispositivos.