SóProvas


ID
2429263
Banca
UNESPAR
Órgão
UNESPAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“A República, todavia, foi fruto muito mais da insatisfação gerada pela incapacidade do Estado Imperial de articular as velhas e novas demandas – de sua crise de legitimidade – do que da crença geral e efetiva nas vantagens do regime republicano”.

(BASILE, Marcello. O Império Brasileiro: Panorama Político. In: LINHARES, Maria Y. (org.). História Geral do Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 1990. p. 294)

O trecho acima se refere à Proclamação da República, ocorrida em 1889, no Brasil. Sobre este acontecimento e os eventos que a antecedem e lhe são subsequentes, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra B

    A ) A Proclamação da República não contou com a participação massiva da população. Longe disso, foi promovida pela elite militar com o apoio de grupos econômica e politicamente importantes de setores agrários e urbanos;

    ➡ certo: "É célebre a frase que o povo assistiu bestializado à proclamação da república"

    B ) A Questão Religiosa, que retirou do Imperador a prerrogativa de nomear cargos eclesiásticos e de submeter as bulas papais ao seu parecer (Padroado e o Beneplácito, respectivamente), efetivou a separação entre Estado e religião, tornando-o, imediatamente, laico; ➡ errado, gabarito! eles ficaram brigando, mas depois entraram em um consenso, logo, dizer que tornou o estado laico assim do nada é errado, muito errado! veja essa passagem: A solução para o impasse só ocorreu em 1875, quando o papa Pio 9° e o imperador Pedro 2° finalmente chegaram a um consenso. Este concedeu anistia aos bispos presos. O papa, por sua vez, suspendeu as punições contra as irmandades do Pará e de Olinda. Igreja e Estado se mantinham, assim, juntos novamente, numa relação que não resistiria mais do que alguns anos.... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/questao-religiosa-igreja-e-estado-entram-em-conflito.htm?cmpid=copiaecola

    C ) Preceitos do Positivismo, como ordem, hierarquia, progresso, tecnicismo, subordinação da política à moral, entre outros, influenciaram o movimento republicano e a tomada do poder pelos militares; ➡ certo: pois esses pensamentos iam cotra a questão da estrutura de estado então vigente Constituição de 1824 (Senado Vitalício + Centralismo Monárquico + Poder moderador + Voto censitário + estado católico)

    D ) Uma das preocupações imediatas do governo republicano foi criar um sentimento de nacionalismo e de aproximação da população com o novo regime político, que se materializou, por exemplo, no desenvolvimento de símbolos e heróis nacionais; ➡ correto; EX: Tiradentes

    E ) Pouco antes da abolição da escravidão (1888), a causa abolicionista recebeu a adesão de importantes setores sociais e políticos, como o Partido Liberal, o Partido Republicano e de muitos estudantes e profissionais liberais, o que aumentou o desgaste político do governo imperial.

    ➡ certo: - Pressões internas e externas para o fim da escravidão -Crescimento do Trabalho Livre -Crescimento de camadas médias urbanas (por causa do café) -Mudanças de mentalidade – Modernidade é entendida associada à republicanismo, positivismo, trabalho livre e abolicionismo (e também laicidade do estado)

    bons estudos