-
Só acertei essa questão porque sei que tem uma família em Umbuzeiro-PB muito influente, além dos "pessoas", que é a família Albuquerque.
Então sobraram as letras B, C e E.
Escolhi a letra B porque Cavalcanti é um sobrenome muito comum em PE. kkkkkkkkkk
A questão falava sobre "Recife"...
Gab.: Letra B.
-
GABARITO: LETRA B
João Pessoa foi morto por seu inimigo político, João Dantas, na Confeitaria Glória, no Recife. Em sua homenagem, a partir do dia 4 de setembro de 1930, a capital do estado da Paraíba, antes denominada de Parahyba, passou a se chamar João Pessoa.
-
Dica: Procurem um documentário chamado A PRINCESA DO SERTÃO. Além de detalhar todo o contexto da revolta de princesa, também trás outras ideias como a revolução de 30 e a verdade sobre a história INFORMAL, com relatos de viventes e decendentes diretos dos atores principais dessa história da nossa paraíba. O documentário é ótimo, e indiretamente já se estuda história da paraíba.
-
A alternativa B é a resposta certa, uma vez que João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque nasceu em Umbuzeiro (PB) no dia 24 de janeiro de 1878, filho de um modesto funcionário público, Cândido Clementino Cavalcanti de Albuquerque e de Maria Pessoa Cavalcanti de Albuquerque. João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque vinha de uma família de carreira política consagrada, uma vez que sua mãe era sobrinha de Henrique Pereira de Lucena, o Barão de Lucena, diversas vezes presidente da província de Pernambuco durante o Império, presidente desse Estado em 1890 e ministro da Fazenda de Deodoro da Fonseca. Ela também era irmã de Epitácio Pessoa, presidente da República de 1919 a 1922, e de Antônio Pessoa, vice-presidente da Paraíba em 1915 e pai de Carlos Pessoa, deputado federal por esse estado de 1925 a 1929. João Pessoa era irmão do coronel Aristarco Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, comandante-em-chefe das forças revolucionárias de 1930 em Minas Gerais, de Cândido Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, deputado federal entre 1927 e 1930 e 1935 e 1936, e do marechal José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, idealizador da Academia Militar das Agulhas Negras, presidente do Clube Militar de 1944 a 1946 e comandante da Zona Militar Sul de 1948 a 1949. As demais alternativas são falsas, pois os nomes não condizem com o referido político. (FGV-CPDOC; COUTINHO, 2009).
Fonte: Estratégia Concursos