SóProvas


ID
243037
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Web services é uma tecnologia utilizada para fazer a integração
de sistemas e a comunicação entre aplicações diferentes. Essa
tecnologia possibilita que novas aplicações possam interagir com
aquelas que já existem e que sistemas desenvolvidos em plataformas
diferentes sejam compatíveis entre si. Os web services são componentes
que permitem às aplicações enviar e receber dados em formato XML:
cada aplicação pode ter a sua própria linguagem, que é traduzida para
uma linguagem universal, o formato XML.

Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.

REST (Representationals State Transfer) é uma tecnologia que está sendo utilizada em web services, como substituta das tecnologias SOAP (Simple Object Access Protocol) e WSDL.

Alternativas
Comentários
  • Podem-se implementar webservices de várias maneiras. Duas delas ganharam notoriedade, por diferentes razões: SOAP e REST SOAP é pegar numa mensagem xml, metê-la num envelope e enviá-la por HTTP (embora o SOAP permita diferentes protocolos de transporte, na prática é HTTP). A resposta vem igualmente num envelope, em xml. Apesar de utilizar HTTP, esqueçam quaisquer mecanismos pré-existentes na linguagem/framework para comunicar em SOAP. Aquilo utiliza uns headers especiais, como tal precisam de uma biblioteca especializada. REST é usar o HTTP como ele foi concebido, com GET, POST, PUT e DELETE (estes últimos dois quase não são utilizados mas estão na especificação desde o início). Ou seja, se sabem fazer submit de forms, sabem usar REST. A diferença é que o submit de um form devolve uma página em html, e um webservice REST devolve uma página em xml. FONTE: http://www.inospito.net/2007/10/o-debate-soap-vs-rest/
  • Não é substituta. REST e uma alternativa ao SOAP. Ambas tem a mesma finalidade, mas devem ser utilizadas em contextos diferentes. Questão Capciosa. A considero passiva de recurso. 

  • Gostaria de saber o porquê de substituta?

  • Substituta? Não concordo. Qual a fonte?

  • São concorrentes, não substitutas.

  • Não concordo com o gabarito... 

  • Sim! REST está sendo preferida principalmente em desenvolvimento Mobile, devido a sua alta perfomance e velocidade, pois não exige uma pilha de protocolos e nem contratos tal como o SOAP.

  • O termo "substituta" foi muito forçado pela banca, mas...

    Adelante guerreiros!

  • muito forçada agora, depende muita da aplicação, do contexto etc. Melhor seria se colocasse como uma outra abordagem.

  • Não vi problema com substituir SOAP, agora não sabia q também substituía WSDL
  • Essa questão eu capotaria no soco com recurso (esfolaria a caneta e o papel até sair sangue!!!).

    [1]

    REST é um estilo de arquitetura de software cada vez mais utilizado no mundo inteiro, principalmente para criar servicos web e auxiliar na integracao de sistemas. Utiliza o protocolo HTTP para criar servicos que retornam dados geralmente nos formatos XML ou JSON e tem o objetivo de fornecer uma alternativa para o SOAP e o WSDL.

    [2]

    Sobre utilizar SOAP ou REST pode-se afirmar que REST é mais elegante que SOAP, pois utiliza ao måximo o protocolo HTTP, evitando a construcäo de protocolos adicionais.

    [3]

    Utilizado nos serviços web service implementados utilizando o protocolo REST para comunicação entre os sistemas como alternativa para o uso do SOAP e WSDL para oferecer serviço, conforme citado por [SAUDATE, 2012].

    [4]

    A partir do resultado da análise comparativa realizada, foi possível também concluir que mesmo as duas tecnologias possuindo suas peculiaridades, cabe ao desenvolvedor escolher qual delas utilizar para atender a necessidade da integração.

    [5]

    SOAP x REST

    Enquanto muitos sistemas legados ainda usam SOAP, REST surgiu depois e costuma ser vista como uma alternativa mais rápida nos casos baseados em web. REST é um conjunto de diretrizes que oferece uma implementação flexível. Já SOAP é um protocolo com requisitos específicos, como a mensageria XML.

    As APIs REST são leves e ideais para contextos mais modernos, como a Internet das Coisas (IoT), desenvolvimento de aplicações mobile e computação sem servidor. Os serviços web SOAP oferecem segurança integrada e transações em conformidade que atendem a muitas necessidades empresariais, mas que também os deixam mais pesados. Além disso, muitas APIs públicas, como a do Google Maps, seguem as diretrizes REST.

    É uma alternativa e pode ser usada como substituta, mas como a questao coloca, dá a entender q está substituindo!!!

    Fonte:

    [1] Web services RESTful: Aprenda a criar web services RESTful em Java na nuvem, Ricardo R. Lecheta

    [2] Arquitetura de Nuvem (AWS): Amazon Web Services, Manoel Veras

    [3]

    [4] INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS COM WEB SERVICE: REST OU SOAP? Angelo Brandão, Senior System Analyst at Capge

    [5] https://www.redhat.com/pt-br/topics/integration/whats-the-difference-between-soap-rest#:~:text=SOAP%20x%20REST&text=REST%20%C3%A9%20um%20conjunto%20de%20diretrizes%20que%20oferece%20uma%20implementa%C3%A7%C3%A3o,mobile%20e%20computa%C3%A7%C3%A3o%20sem%20servidor.

  • que delícia de questão pra recorrer

  • SOAP é um protocolo de comunicação e REST é um estilo arquitetural, portanto, um mesmo Web Service pode utilizar SOAP e promover uma arquitetura REST, simultaneamente.