SóProvas


ID
2431219
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Dadas as afirmativas acerca das metodologias de desenvolvimento de software,


I. Muitos processos modernos de desenvolvimento de software, tais como RUP e XP, adotam o modelo de desenvolvimento conhecido como espiral.

II. O modelo espiral possui a vantagem de ser iterativo e incremental, porém possui a limitação de não ter atividade de análise de riscos.

III. Apesar de ser um modelo pouco iterativo, o modelo em cascata é indicado para projetos pequenos e que tenham requisitos estáveis e bem definidos.


verifica-se que está(ão) correta(s)  

Alternativas
Comentários
  • I. Muitos processos modernos de desenvolvimento de software, tais como RUP e XP, adotam o modelo de desenvolvimento conhecido como espiral. CORRETO

    II. O modelo espiral possui a vantagem de ser iterativo e incremental, porém possui a limitação de não ter atividade de análise de riscos. ERRADO - O modelo espiral acrescenta aspectos gerenciais ao desenvolvimento de software como: planejamento, tomada de decisões e análise de riscos. Atentar que a maioria das questões de concurso tenta por esta pegadinha, informando que não há análise de risco no modelo espiral.

    As fases do modelo espiral, segundo PRESSMAN, são: Comunicação, Planejamento, Análise de risco, engenharia, construção e release e avaliação do cliente.

    Segundo BOEHM, as fases são: Planejamento, análise de risco, engenharia e avaliação do cliente.

    Observe que planejamento, análise de risco e a interação com o cliente estão sempre presentes.

    III. Apesar de ser um modelo pouco iterativo, o modelo em cascata é indicado para projetos pequenos e que tenham requisitos estáveis e bem definidos. CORRETO

     

    Portanto, letra D

  • Portanto? Conclusão sem argumentos?

  • II. O modelo espiral possui a vantagem de ser iterativo e incremental, porém possui a limitação de não ter atividade de análise de riscos.

    (ERRADO. O modelo em espiral tem 6 fases: Engenharia, Planejamento, Construção, Validação, Comunicação e Análise de Riscos)

  • XP (metodologia Agil) x Espiral (Evolucionário). Alguém pode explicar o porquê da assertiva I estar correta? 

  • No desenvolvimento ágil, os projetos adotam o modelo iterativo e em espiral. Neste processo, todas as fases descritas no modelo em cascata são executadas diversas vezes ao longo do projeto, produzindo ciclos curtos que se repetem ao longo de todo o desenvolvimento, sendo que, ao final de cada ciclo, sempre se tem um software funcional, testado e aprovado. Os ciclos são chamados de iterações e crescem em número de funcionalidades a cada repetição, sendo que, no último ciclo, todas as funcionalidades desejadas estarão implementadas, testadas e aprovadas [TELES, 2004].

  • d-

    Espiral- para processos específicos. Base: análise de risco e planejamento. Fases: 1- planejamento 2- analise de risco 3- engenharia 4- avaliação do cliente; 

    RUP (rational unified process)- processo de software baseado em roles, artefatos e workflows . Ee tem 6 disciplinas técnias e 3 de suporte que ocorrem durante 4 fases (concepção, elabiração, contrsução, transição).

    XP- extreme programming. metodologia agile. programação a 2. para pequenas equipes. teste antes do código. 

  • Thiago Paula, a assertiva I é uma pegadinha de português no meu entendimento. Quando ele cita RUP e XP, ele está exemplificando processos modernos. Contudo, ele não afirma que RUP e XP adotam o modelo de desenvolvimento conhecido como espiral.

  • Vou simplesmente ignorar essa questão na minha vida. Não concordo com a afirmação I.

  • Concordo com os colegas indignados. Alternativa III correta??

    O modelo em cascata não é nem um pouco iterativo. Segundo Sommerville, "a fase seguinte não deve começar até que a fase anterior tenha terminado" e "é necessário planejar e criar um cronograma de todas as atividades de processo antes de começar o desenvolvimento de software".

    Eu sempre soube que esse modelo é adequado para grandes projetos: "grandes sistemas de software, que fazem parte de sistemas de engenharia mais amplos". (Sommerville)

    Fonte: Engenharia de Software, de Sommerville, décima edição, Pearson Education do Brasil.

  • Nessas horas você precisa tomar a decisão de rever o que estudou até hoje, ou mandar a banca para o inferno e continuar com suas convicções, no meu caso como se trata de uma banca pequena, prefiro continuar no entendimento majoritário.

  • queria uma explicação sobre essa questão