SóProvas


ID
2433607
Banca
COMPERVE
Órgão
MPE-RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Os Indicadores de Liquidez avaliam a capacidade de pagamento de uma empresa. Dentre os indicadores de liquidez mais conhecidos, estão a liquidez corrente (LC) e a liquidez seca (LS). A expressão que demonstra, adequadamente, a relação entre esses dois indicadores, para qualquer composição de ativo circulante, é:

Alternativas
Comentários
  • Sendo:

     

    LC = AC / PC

    LS = (AC - Estoques) / PC

     

    Onde:

     

    AC = Ativo Circulante

    PC = Passivo Circulante

     

    LC sempre será maior ou igual à LS, por causa dos Estoques.

     

    Resposta "B"

     

    Bons estudos.

  • Liquidez Corrente é calculada dividindo-se a soma dos direitos a curto prazo da empresa (contas de caixa, bancos, estoques e clientes a receber) pela soma das dívidas a curto prazo (empréstimos, financiamentos, impostos e fornecedores a pagar). Estas informações podem ser obtidas facilmente no Balanço Patrimonial, nos grupos Ativo Circulante e Passivo Circulante.

    Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante

    Liquidez Seca

    Este indicador tem o cálculo muito parecido com a Liquidez Corrente, com a diferença que a Liquidez Seca exclui do cálculo acima os estoques, por não apresentarem liquidez compatível com o grupo patrimonial onde estão inseridos.

    Liquidez Seca = (Ativo Circulante – Estoques) / Passivo Circulante

    Uma dica: o resultado deste índice será sempre igual ou menor ao de Liquidez Corrente, e a empresa deve ser cautelosa ao contar com o estoque como disponibilidade para a liquidação de obrigações, pois depende da venda se concretizar para possuir realmente o capital em mãos.

  • A liquidez seca expressa quanto a empresa possui de bens e direitos circulantes, diminuídos do valor dos estoques, para pagar cada real de dívida a curto prazo. O índice de liquidez seca parte do princípio de que os estoques são necessários à atividade operacional da empresa e, portanto, são considerados como um investimento permanente dentro do ativo circulante. Ao excluirmos os estoques verificamos se a empresa depende das vendas para liquidar seus compromissos. Além disso, a doutrina cita a questão dos riscos. Os estoques apresentam risco de roubo, obsoletismo. 

     

  • LC ≥ LS.