SóProvas


ID
2433688
Banca
COMPERVE
Órgão
MPE-RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Considere a seguinte introdução de um documento oficial:

Realizou-se, no Salão Nobre do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, a Reunião do Conselho Judiciário Estadual, sob a presidência do Presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Guimarães Rosa, com o propósito de discutir as ações para promover a agilidade na tramitação de processos judiciais. Presentes o Senhor Juiz Titular da comarca de Natal, Joaquim Maria Machado de Assis, e a Senhora Juíza da Comarca de Mossoró, Clarice Lispector. Havendo número regimental, o Senhor Presidente do Tribunal de Justiça declarou abertos os trabalhos [...]

Esse trecho é ilustrativo de um documento denominado

Alternativas
Comentários
  • É uma ata , só falta o tempo: data, dia , hora ...

  • É uma ata. O localizador espacial é "no Salão Nobre do TJ-RN (...)". Falta informar quando aconteceu (data, hora).

  • A ata nada mais é que um documento oficial onde se registra, de maneira resumida e com clareza, as ocorrências, resoluções, deliberações e decisões de assembleias e reuniões.

     

    http://comoescreve.com.br/redacao-oficial-ata/

  • Gabarito D!

  • Circular é uma norma jurídica produzida em todos os níveis da administração pública, pela qual o chefe de certa repartição ou departamento define a padronização de condutas e regras.

    logo isso é uma ATA: documento oficial onde se registra, de maneira resumida e com clareza, as ocorrências, resoluções, deliberações e decisões de assembleias e reuniões.

  • Resumindo:

    >>> Ata é o registro utilizado para formalizar assuntos discutidos e eventuais decisões tomadas em uma reunião, assembleia, congresso ou convenção.

    >>> Deve ser escrita sem parágrafos, sem abreviaturas, com números grafados por extenso, sem rasuras nem emendas, sem uso de corretivo, com verbo no pretérito perfeito do indicativo, pois vai se falar de algo que já aconteceu. Ou seja, depois aprovada por todos, não pode modificar a ata.

    >>> Em caso de erro, utilizar o termo “digo”, seguido da informação correta a ser registrada. No caso de omissão de informação ou de erros constatados após a redação, usa-se a expressão “em tempo” ao final da ata, com o registro das informações corretas.

    >>> Na ata deve constar o dia, o mês e o ano (ou seja, localizadores temporais), local da reunião (ou seja, localizador espacial), pessoas presentes, ordem do dia, conclusão e abreviações finais.

    >>> A ata será assinada e/ou rubricada por todos os presentes à reunião ou apenas pelo presidente e relator, dependendo das exigências regimentais do órgão.