-
A principal função da argamassa, do ponto de vista estrutural, é possibilitar a transferência uniforme das tensões entre as unidades de alvenaria, além disso, deve unir solidamente as unidades e ajuda-las a resistir aos esforços laterais. (ROMAN,1996)
Consegui esta informação através de uma monografia de 2016. ;(
Fonte: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/6886/1/CM_COECI_2016_1_23.pdf
Vá e vença, que por vencido não os conheça!
-
Por que a D está errada?
-
Uma argamassa deve ter no mínimo uma resistência de 1,5 MPa e um valor máximo igual a 70% da resistência do bloco quando esta é calculada em relação a área líquida do bloco.
-
Na minha opnião essa questão deveria estar elencada na matéria de Alvenaria Estrutural; mas complementando os comentários dos colegas, no livro Projeto de Edificios de Alvenaria Estrutural (Márcio A. Ramalho) tem uma boa definição: ''A argamassa de assentamento possui as funções básicas de solidarizar as unidades, transmitir e uniformizar as tensões entre as unidades de alvenaria, absorver pequenas deformações e prevenir a entrada de água e de vento nas edificações''.
-
A resistência à compressão da argamassa deve ser próxima a 70% da resistência do bloco utilizado.
DESSA FORMA:
A letra D deve está errada qiuando diz: maior ou IGUAL à resistência dos blocos.
-
As argamassas de assentamento são utilizadas para elevação de paredes e muros de tijolos ou blocos. Sua principal função é unir as unidades da alvenaria de forma a constituir um elemento monolítico, contribuindo na resistência e esforços, distribuir as cargas uniformemente, e selar juntas garantindo estanqueidade à penetração de água.
GABARITO: "B".
-
Qual o erro da letra A? é pela área bruta?
-
Allan Tadeu: Veja,
A norma determina que a resistência característica à compressão (fbk) dos blocos cerâmicos estruturais deve ser considerada a partir de 3,0 MPa, referida à área bruta.
Para o ensaio de determinação da resistência característica à compressão, as amostras são constituídas de 13 corpos-de-prova.
A verificação da resistência característica a compressão é fundamental para determinar a segurança estrutural da edificação, pois verifica a capacidade de carga que os blocos cerâmicos estruturais suportam quando submetidos a forças exercidas perpendicularmente sobre suas extremidades e determina se as amostras oferecem resistência mecânica adequada, simulando a pressão exercida pelo peso da construção.
O não atendimento aos parâmetros normativos mínimos indica que a parede poderá apresentar problemas estruturais como rachaduras e, consequentemente, oferecerá riscos de desabamento à construção.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- Apostila de Materiais de Construções. Professor: Moacyr Salles Netos
- Site da Associação Brasileira de Normas Técnicas (www.abntdigital.com.br)
- Normas técnicas:
NBR 15270- 2: 2005 ― Blocos cerâmicos para alvenaria estrutural - Terminologia e requisitos;
NBR 15270- 3: 2005 – Blocos cerâmicos para alvenaria de vedação e estrutural - Métodos de ensaio.
NBR NM-ISO 7500-1: 2004 – Materiais metálicos – Calibração de máquinas de ensaio estático uniaxial – Parte 1: Máquinas de ensaio de tração/compressão – Calibração do sistema de medição da força.
-
não fala em esforços lateriais... achei muito estranha essa questao, mas tudo bem.
-
O elemento que resiste a esforços laterais (vento) é a armadura e não a argamassa.
-
NBR 16868-20: Para evitar risco de fissuras, recomenda-se especificar a resistência à compressão da argamassa limitada a 1,5 x da resistência característica especificada para o bloco.