SóProvas


ID
2434627
Banca
COMPERVE
Órgão
MPE-RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A corrosão da armadura é a principal causa de patologias em estruturas de concreto armado e protendido. Por esse motivo, o engenheiro responsável pela vistoria de uma obra com corrosão deve ser capaz de identificar, corretamente, os fenômenos indutores da corrosão e definir as técnicas de avaliação de estruturas de concreto armado para diagnóstico da durabilidade e posterior planejamento de recuperação das estruturas de concreto. Sobre a corrosão do aço no concreto, considere as seguintes afirmativas. 


I A carbonatação do concreto envolve a reação do ácido carbônico com o silicato de cálcio hidratado presente na pasta de cimento hidratada, provocando a despassivação da armadura.


II O ataque por cloretos ao concreto ocorre pela presença dos íons cloro livres, provocando a dissolução local da camada passivadora e a migração de íons através dela.


III A avaliação da durabilidade do concreto frente à corrosão da armadura em estruturas de concreto armado pode ser realizada com o uso de técnicas de medição do cobrimento da armadura e por meio do esclerômetro de reflexão.


IV A avaliação da durabilidade do concreto frente à corrosão da armadura em estruturas de concreto armado pode ser realizada com o uso de técnicas de medida do potencial do eletrodo de referência e da resistividade elétrica.  


Das afirmativas, estão corretas  

Alternativas
Comentários
  • -> A carbonatação é um dos mecanismos mais correntes de deterioração do concreto armado. O dióxido de carbono presente no ar penetra nos poros do concreto e reage com o hidróxido de cálcio formando carbonato de cálcio e água. Este processo é acompanhado pela redução da alcalinidade do concreto

     

     

  • Esclerômetro de reflexão é um aparelho usado em ensaio não destrutivo para determinação da dureza superficial do concreto endurecido. 

  • A carbonatação é um fenômeno natural decorrente da reação entre o gás carbônico (C02) do ar e os compostos alcalinos presentes no retículo poroso do concreto. Enquanto cloretos promovem corrosão localizada da estrutura, a carbonatação provoca corrosão generalizada.

    A carbonatação despassiva a armadura em decorrência da redução do pH do concreto. Inicialmente, o pH do concreto (alcalino, em torno de 12) constitui fator de proteção da armadura contra a corrosão; ao longo do tempo, porém, devido à exposição do concreto ao gás carbônico, esse pH tende a diminuir, despassivando a armadura. Com a despassivação do aço, este se torna vulnerável ao processo de corrosão.

  • Ácido Carbônico reage com o HIDRÓXIDO DE CÁLCIO e não com SILICATO DE CÁLCIO.

    Esclerômetro reflexivo é um ensaio não destrutivo que, até onde sei, estima a dureza superficial do concreto da peça ensaiada.

    - Esta Norma estabelece o método para a avaliação da dureza superficial do concreto endurecido pelo uso do esclerômetro de reflexão e se aplica às condições do Anexo A.

    @ocivilengenheiro

  • Complementando os comentários dos amigos !

    A carbonatação depende de fatores como:

    - Condições ambientais: altas concentrações de CO2 aumentam as chances de ataque ao concreto

    - Umidade do ambiente: poros parcialmente preenchidos com água na superfície do concreto apresentam condição favorável

    - Traço do concreto: altas relações a/c, resultam em concretos porosos e, portanto, aumentam as chances de difusão de CO2 entre os poros

    - Lançamento e adensamento: se o concreto tiver baixa permeabilidade (compacto), dificultará a entrada de agentes agressivos

    - Cura: processo fundamental para reduzir o efeito da carbonatação

    QÉS!