SóProvas


ID
2436025
Banca
FUNRIO
Órgão
SESAU-RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A esclerose múltipla (EM) é uma doença autoimune do sistema nervoso, que pode ocorrer em qualquer idade, mas é típica de adultos jovens. Entre os cuidados de enfermagem aplicados a um paciente com EM, pode-se citar, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

     

     

    De acordo com o artigo Esclerose Múltipla: Imunológica, Diagnóstico e Tratamento-Artigo de Revisão.2014

     

     

    Esclerose Múltipla (EM)

     

    A Esclerose Múltipla (EM) é considerada uma doença autoimune, inflamatória e desmielinizante do Sistema Nervoso Central (SNC), com etiologia desconhecida, ainda que existam evidências de causas multifatoriais.

     

    Afeta a substância branca do sistema nervoso central, podendo ocorrer múltiplas lesões espalhadas ou acometer grande região do encéfalo e medula espinhal. As lesões ocorrem por conta da destruição da bainha de mielina dos neurônios, levando, assim, a uma deficiência na condução motora.

     

    Ela é a patologia desmielinizante mais comum do sistema nervoso central. É uma doença autoimune em que as células T ativadas atravessam a barreira hemato-encefálica para iniciar uma resposta inflamatória, que conduz à desmielinização e lesão axonal. Os principais mecanismos responsáveis pela iniciação da doença ainda são desconhecidos.

     

    A presença de ataxia ( perda ou irregularidade da coordenação muscular ) sempre estará relacionada com vertigem, diplopia, distúrbios motores e outros. No começo do quadro alguns pacientes têm queixas vagas como fadiga e mal-estar.

     

    O item C apresenta-se errado pois como a EM causa deficiência na condução motora não seria conveniente o estímulo à exercícios vigorosos ( demandam força ).