SóProvas


ID
2436898
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Importantes espécies da flora nativa podem correr risco de extinção quando isoladas em fragmentos florestais. Diversas ações silviculturais, como plantios para formação de corredores ecológicos, plantios de enriquecimento, controle de invasoras, entre outras, podem contribuir com a conservação dessas espécies nativas, gerando benefícios ambientais e socieconômicos. Contudo, para que essas ações possam ser planejadas de forma adequada é essencial dispor de informações florísticas e fitossociológicas da área que se deseja manejar. Tais informações consistem de quais dados?

Alternativas
Comentários
  • a) Lista de espécies da fauna e da flora, tipo de solo, densidade (absoluta e relativa), dominância (absoluta e relativa), frequência (absoluta e relativa).

    ✔️ b) Lista de espécies da flora e suas respectivas densidades (absoluta e relativa), dominâncias (absoluta e relativa), frequências (absoluta e relativa).

    c) Lista de espécies da fauna e da flora, formação florestal, tipo de solo, precipitação média anual e temperatura média anual.

    d) Lista de espécies da flora, período de floração, frutificação, lançamento e queda foliar. (Fenologia)

    e) Diversidade florística, síndromes de dispersão, similaridade, equitabilidade e valor de importância.

    Florística = A florística visa indicar o conjunto de unidades taxonômicas que compõem a floresta, como as suas espécies e famílias [listagem das famílias, gêneros, espécies...].

    Fitossociologia = O levantamento fitossociológico tem como objetivo conhecer as comunidades vegetais do ponto de vista florístico e estrutural [frequência, densidade, dominância, valor de importância, diversidade, etc...].