SóProvas


ID
2436934
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Os modelos de crescimento e produção florestal podem ser classificados em nível de povoamento, distribuição por classe de diâmetro e modelos em nível de árvores individuais. Conhecer as características dos dados necessários para a construção de modelos de crescimento e produção se torna tão imprescindível quanto definir a aplicação do modelo ideal para determinada situação. Dadas as afirmativas quanto às fontes de dados para construção de modelos de crescimento e produção florestal,
I. A análise parcial do tronco constitui uma alternativa quando o conjunto de dados advém de parcelas permanentes e caracteriza-se por garantir a medição da mortalidade.
II. As parcelas temporárias são estatisticamente pouco eficientes para fins de estudos de modelagem, por não detectarem exatamente as diferenças de crescimento, uma vez que as mesmas parcelas não são medidas em cada ocasião.
III. As parcelas permanentes constituem a fonte de dados mais eficiente para a construção de modelos de crescimento e produção, requerendo uma frequência muito grande.
IV. As quatro fontes de dados para a construção de modelos de crescimento e produção seriam: parcelas permanentes, parcelas temporárias, análise parcial do tronco e inventário florestal contínuo.
verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • I - ERRADO! As fontes usuais de dados para estudos de crescimento de povoamentos florestais são as parcelas permanentes ou temporárias (CAMPOS e RIBEIRO, 1987). Mas as análises de tronco, até certo ponto, substituem o emprego de parcelas permanentes como fonte de dados para estudos de crescimento e produção florestal (CAMPOS e LEITE, 2009).

     

    II - CERTA! Parcelas temporárias são estatisticamente pouco eficientes para fins de estudos de modelagem de crescimento e produção, por não apresentarem exatamente as diferenças de crescimento, sendo que as mesmas parcelas não são repetidas periodicamente. Como o próprio nome a define, essas parcelas são descartadas após a execução do inventário florestal, empregando novas parcelas a cada novo inventário. (SCOLFORO; MELLO, 1997; CAMPOS; LEITE, 2009).

     

    III - ERRADO! As parcelas permanentes constituem a fonte de dados mais eficiente para monitoramento e estudos de crescimento e produção. A eficiência estatística se deve à propriedade de detectar mudanças ocorridas de maneira exata. Devido seu caráter permanente não requerem uma frequência muito grande!

     

    IV - ERRADO!  Os modelos de crescimento e produção podem ser construídos por meio de diferentes fontes de dados como: parcelas permanentes, parcelas temporárias, delineamentos experimentais e análise de tronco (ANATRO) (CAMPOS e LEITE, 2009). Não há menção a inventário florestal contínuo!

    Portanto, Gabarito A!