SóProvas


ID
243796
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

Gerenciar a diversidade no ambiente de trabalho implica maximizar suas vantagens e minimizar possíveis barreiras. Há um conjunto de atividades voluntárias e compulsórias que podem ser conduzidas na organização.
Dentre as ações compulsórias, visando à diversidade, destaca- se a de

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra D.

     

    Basta identificarmos qual a opção obrigatória às organizações que então identificamos a resposta correta.

  • Ao meu ver, acho incoerente a letra D ser a resposta. Pois, visar a diversidade seria mais compreensível se a resposta,na letra D, falasse em plano de salários estrutrado nas carreiras da organização e não "garantir a igualdade de salários" que soa como se todos na empresa tivessem o mesmo salário.
  • CONCORDO, essa questão não faz sentido algum, como é possível uma questão desse tipo.
  •   letra D certa pois ações compulsórias, diz respeito a remuneração, dinheiro kex, observa que as demais tem rumos diferenciado.
  • Incrível... realmente incrível:

    Dentre as ações compulsórias, visando à diversidade, destaca- se a de

    d) garantir igualdade de salários e de critérios de seleção.


    Como pode uma ação que VISA À DIVERSIDADE.. Busca a diversidade... Quer reforçar/implementar a Diversidade... garantir Igualdade ???

    Várias ações podem ser implementadas (compulsoriamente ou nao) visando à diversidade:

    ex.: contratar pessoal de diferentes culturas.. sexo.. religiao.. enfim, diversificando o quadro
    ex.2: oferecer treinamento/instrucao sobre diversidade... suas vantagens... e a relação de respeito e valores... (tá certo q nao eh compulsoria, e por isso eu errei ao marcar a "A")

    Mal redigida a questão. Talvez o objetivo fosse:  "para garantir que a diversidade seja respeitada, uma ação compulsoria é " => Igualdade de salários.

    Agora.. Buscar a diversidade... garantindo igualdade de salários... Não faz sentido; o objetivo não seria alcançado.

     

  • Pra mim esse gabarito está errado. A alternativa E estaria certa.
    Raciocinando, me perguntei: algo compulsório é algo que obrigue uma pessoa a fazer algo. " garantir igualdade de salários e de critérios de seleção." não obriga ninguém a nada.
    Na alternativa E) estabelecer programas e metas visando à diversidade, existe uma implementação de meta, que é de caráter "obrigatório"... ou faz ou cai fora..
    Esse foi meu raciocínio. abs!
  • A questão fala sobre minimizar possíveis barreiras... logo podemos concluir que a organização tem quem evitar conflitos em função da diversidade. Olhando as alternativas, podemos verificar que a única forma COMPULSÓRIA de evitar conflitos seria ter uma política de igualdade de salários e critérios de seleção (entre homens e mulheres por exemplo).

    Ressalte-se que podemos encontrar outras alternativas que visa à diversidade, mas nenhuma delas é compulsória.
  • Ações compulsórias significa: Que compele; forçado; obrigatório em um Ambiente organizacional.
  • Compulsório é obrigatório, certo? Pensei da seguinte maneira:

    a) oferecer aos funcionários treinamento e instrução. --> é uma medida, amplamente, discricionária/voluntária da empresa, em geral. OK, sim, há certos treinamentos e certas instruções obrigatórios, mas não são todos! Opção descartada.

    b) mudar sistemas culturais visando à redução de conflitos. --> a empresa muda se quiser sua cultura. É algo voluntário. Ou seja, ela não é obrigada a fazê-lo. A empresa pode preferir não se adequar, por exemplo. Talvez seu público seja "reacionário" e se identifique com essa cultura retrógrada.

    c) pesquisar as políticas e práticas de retenção e demissão.  --> Mais uma vez, é uma opção da empresa realizar essa pesquisa. Se ela o fizer e identificar pontos de melhoria, MARAVILHA! Mas não é obrigatório.

    d) garantir igualdade de salários e de critérios de seleção. --> Esta é uma questão legal! É OBRIGATÓRIO, de acordo com a CLT, que as empresas remunerem seus funcionários em mesmo cargo e com mesmo nível de experiência de modo equitativo.

    e) estabelecer programas e metas visando à diversidade. --> Esta seria uma medida a fim de obter maior tolerância à diversidade, mas não é algo obrigatório (ao menos não atualmente, no Brasil).

    A Cesgranrio tem umas questões muito estranhas, mesmo, como esta. Na maior parte das vezes, tenho de procurar pelo "mais certo" ou pelo "mais errado".

    Bons estudos a todos nós!
  • A alternativa D não poderia ser a correta. (garantir igualdade de salários e de critérios de seleção.)

    Pois o termo igualdade torna a alternativa errada. O termo correto deveria ser equidade.

  • Gerenciar a diversidade é sempre algo complicado, enfim, o próprio nome já diz, algo diversificado é algo diferente, algo que não tem um padrão definido. A questão já é bem clara no enunciado em dizer que se tem que maximizar vantagens de termos essas diferenças e diminuir as barreiras, as desvantagens!

    As principais barreiras que a diversidade promove são: A “guerra” dos sexos, ou seja, aquela “blablabla” que sempre vemos de quem é melhor, homem ou mulher. E isso gera imensos desconfortos dentro de uma empresa, a “rádio corredor” de uma empresa grande é cheio de boatos que “fulana só foi promovida por que é mulher”, “o chefe tal não confia nas mulheres e prefere promover homens” e isso é uma barreira que deve ser enfrentada pela empresa para que ninguém se sinta injustiçado e, assim, gere uma desmotivação. A outra barreira é a do preconceito (racial, religioso ou qualquer outro) que ainda é visto em noticiários, apesar de não ser tão falado nas bibliografias de administração. Essas são as duas mais famosa e foram usadas aqui simplesmente para exemplificar o que pode ser a diversidade em uma empresa.

    Pois bem, o próprio governos, por força de lei, exige que essa diversidade seja tratada igual, para não haver diferenças no tratamento, sim só nas ideias. Essas exigidas por força de lei são as medidas compulsórias. As medidas que a empresa faz por conta própria para diminuir essas barreiras da diversidade são as voluntárias. É bom lembrar aqui que o que se quer é diminuir as barreiras e não a diversidade em si, pois diversificação é ótimo para qualquer empresa o que não se pode é tratar diferente as pessoas.

    Se olharmos para as medidas dos itens, veremos que somente o item D é por força de lei, é compulsório, o resto é opcional para a empresa. Agora, pegando o exemplo do concurso público, não importa seu sexo, cor, opção sexual, deficiente, para quem passar, o salário será o mesmo e a prova (critério de seleção) o mesmo. Qualquer empresa tem que garantir isso e a lei pune quem não respeita, quem dar melhor salário a uma mulher do que um homem exercendo o mesmo cargo e assim vai.

     Fonte: http://admcomentada.com.br/petro2010/55-cesgranrio-petrobras-administrador2010/

  • Compulsório: Obrigatório

  • na pergunta... compulsória para a empresa ou para o funcionário?

    se for para a empresa somente D, apesar de mal redigida.

    mas se for para o funcionário... ai seria A.

    portanto, temos que interpretar o que a banca quer... para depois escolher a menos errada... D é a única compulsória

    agora iguladade de salário.. aff... só se as pessoas tiverem funções iguais a as realizarem com a mesma competência... e sé é igual...aff...não é diversidade

     

  • Obrigatório aqui não é no sentido legal da palavra - que uma lei determina ser obrigatório. É com o sentido de inevitável, que não há outra alternativa senão essa.