SóProvas


ID
2438653
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação aos cuidados de enfermagem em transfusão sanguínea, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas abaixo e assinale a alternativa que corresponde à sequência correta.
( ) Concentrado de plaquetas deve ser infundido lentamente, devido ao risco de reação transfusional.
( ) Antes de iniciar a infusão de qualquer hemocomponente, deve-se verificar os sinais vitais, para detectar possíveis alterações após o início da infusão.
( ) Concentrado de plaquetas deve ser infundido lentamente em bomba de infusão para controle da velocidade de infusão.
( ) Concentrado de Hemácias deve ser infundido em, no mínimo, 6 horas.
( ) Se o receptor estiver com febre no momento de iniciar a infusão de Concentrado de Hemácias, deve-se comunicar o médico, administrar antitérmico e aguardar redução da febre para iniciar a transfusão.
( ) Paciente O negativo pode receber CH de um doador O positivo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B,  apenas assertivas II e V corretas. Análise:

    I- O tempo de infusão de CP deve ser de aproximadamente 30 minutos, não excedendo a velocidade de infusão de 20-30ml/kg/hora. Considerando que o tempo limite de infusão de hemocomponentes é de 4 horas, o tempo de infusão de CP não é lento. 

    II- Correto

    III-  Hemocomponentes não são infundidos em BIC. Eles têm equipo específico. Aliás, uma recomendação para prevenção de reaçòes transfusionais é evitar uso de bombas infusoras. 

    IV- O tempo de infusão de cada unidade deve ser de 01 a 04 horas em pacientes adultos

    V- Correto

    VI- Assertiva passível de recurso. O ideal é que as transfusões sejam compatíveis e isogrupo, mas pode-se sim transfundir CH O+ em paciente O-, como por exemplo em homens e em mulheres após o período fértil (a maioria das literaturas considera a idade de 45 anos).Fundamento: Caso haja uma transfusão de CH RhD+ em indivíduos RhD -, pode ocorrer produção de anticorpos anti-D em aproximadamente 80% dos casos. Isso tem importância principalmente para mulheres em idade fértil, pelo risco de incompatibilidade sanguínea em futura gestação.  Repito: o ideal é que as transfusões, principalmente de CP e CH, sejam compatíveis. 

     

     

     

     

    FONTES: 

    ­­TÉCNICO EM HEMOTERAPIA- LIVRO TEXTO MS 2013

    PROTOCOLO TRANSFUSIONAL – INDICAÇÃO DE HEMOCOMPONENTES- FUNDAÇÃO HEMOCENTRO DE BRASÍLIA.

    ENFERMAGEM EM HEMOTERAPIA. DELAINE FIDLARCZYK & SONIA SARAGOSA FERREIRA.