SóProvas


ID
2439235
Banca
FUMARC
Órgão
TJ-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Eletrotécnica

Um SPDA é constituído de três partes: sistemas captores, sistemas de descida e sistemas de aterramento. A 1ª coluna mostra alguns destes sistemas e a 2ª coluna exemplos de elementos dos mesmos.

Coluna 1

( 1 ) Captores naturais.

( 2 ) Captores não naturais.

( 3 ) Descidas naturais.

( 4 ) Descidas não naturais.


Coluna 2

( a ) Condutores de cobre nu instalados sobre as laterais das edificações ou nela embutidos.

( b ) Condutores de cobre nu diretamente enterrados em torno das edificações.

( c ) Coberturas metálicas ou tanques metálicos.

( d ) Postes metálicos, torres metálicas de comunicação.

( e ) Tipo Franklin.

( f ) Fundações de concreto armado das edificações.

A sequência CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • Letra A- De acordo com a NBR 5419 e principalmente a IEC 62305, captadores naturais podem ser utilizados os elementos metálicos existentes na parte superior da estrutura a proteger e suficientemente dimensionados para suportar o impacto direto de uma descarga, sendo que estes podem ser por exemplo chaminés, claraboias, depósitos, etc.

    Relativamente aos captadores artificiais, e seguindo as diretrizes invocadas no ponto 3.2, a aplicação destes pode ser realizada e essencialmente com recurso a três práticas: Hastes verticais (tipo Franklin), condutores de cobertura ou emalhado de condutores (Gaiola de Faraday).

    Condutores de Descida Este tipo de componentes faz parte do sistema de pára-raios com o intuito de conduzir a corrente de descarga desde os captadores até aos elétrodos de terra. A implementação deste sistema tem como objetivo fornecer à referida corrente o maior número possível de caminhos possíveis até à terra e minimizar o comprimento e a impedância dos caminhos possíveis. Estes podem ser, tal como no caso dos captadores, considerados condutores de descidas naturais e artificiais. Estes últimos devem ser condutores nús e normalmente são compostos por cobre, ferro galvanizado ou aço inoxidável. Dependendo do tipo de condutor escolhido, as suas espessuras variam de forma a garantir que as propriedades dos mesmos não são afetadas quando ocorre uma descarga. Não devem ser nunca utilizados cabos isolados, quer sejam ou não coaxiais.

    O número mínimo de descidas artificiais é dois, sendo o traçado apresentado por estas o mais vertical e rectilíneo possível, isto de forma a minimizar o percurso entre os elementos captadores das descargas e a terra. Devem ser evitadas sempre que possível a proximidade a zonas onde normalmente se encontram ou passam pessoas, como são exemplos disso as portas, janelas e varandas, assim como zonas com previsível ação mecânica intensa.

    fonte: docplayer.com.br/amp/6747709-Protecao-de-um-edificio-industrial-contra-os-efeitos-das-descargas-atmosfericas.html