A GEODÉSIA (do grego daiein , dividir) é uma ciência que tem por finalidade a determinação da forma da terra e o levantamento de glebas tão grandes que não permitem o desprezo da curvatura da Terra.
A GEODÉSIA e a TOPOGRAFIA têm os mesmos objetivos, diferindo nos fundamentos matemáticos em que se baseiam, a geodésia apoiada na trigonometria esférica e a topografia, na trigonometria plana.
A TOPOGRAFIA por sua vez, que considera trechos de dimensões limitadas, admite a superfície terrestre como plana, o que corresponde a desprezar a curvatura da Terra.
TOPOGRAFIA é de origem grega, onde topos indica lugar e graphen, descrever. Significa, portanto, a descrição exata e minuciosa de um lugar.
TOPOGRAFIA é ciência que estuda a representação detalhada de uma superfície terrestre, representada através de uma Projeção Ortogonal
Cotada, denominada Superfície Topográfica. Isto equivale dizer que, não só os limites desta superfície, bem como todas as suas particularidades naturais ou artificiais, serão projetada sobre um plano considerado horizontal, sem levar em conta a curvatura resultante da esfericidade terrestre.
A esta projeção ou imagem figurada do terreno dá-se o nome de PLANTA ou PLANO TOPOGRÁFICO.
Curva de nível é o lugar geométrico dos pontos de cotas iguais, ...
TOPOGRAFIA: (TOPOS = lugar e GRAFIA = descrição, desenho). Trata da representação gráfica da superfície terrestre num plano horizontal (plano topográfico) de projeção com dimensão máxima limitada a 80km, segundo a NBR 13133/94.
.
CURVA DE NÍVEL: É o lugar geométrico dos pontos de mesma cota, ou seja, são linhas que ligam pontos, na superfície do terreno, que têm a mesma cota em relação a um plano horizontal.