Staging tables:
Cria um ambiente intermediário de armazenamento e processamento dos dados oriundos de aplicações OLTP e outras fontes padrão ETL.
Representa um armazenamento intermediário dos dados, facilitando a integração dos dados do ambiente operativo da sua atualização no DW.
Pode servir de base par a análises do ambiente operativo, pois sua granulidade é normalmente compatível com sistemas desse ambiente
É investigada para verificar a determinação de onde ocorreram erros
Limpa dados sujos que entram no processo de extração
Fonte: Tecnologia e Projeto de Data Warehouse - Machado
ETL x ELT
Ambos são métodos de transferência de dados, de diversas fontes, para uma data warehouse, para posterior visualização e entrega de informações. Contudo, há diferenças significativas no que diz respeito a performance, desempenho e economia.
O método ETL é o mais comum, a sigla vem do inglês “Extract, Transform, and Load”. Trata-se do processo de extrair dados de diferentes fontes, transformá-los no formato desejado e entregando estes dados no banco de dados target. O método ELT (Extract Load and Transform) é semelhante, porém, há uma inversão na ordem dos processos.
No método ETL, o dado é extraído de diferentes fontes, processado separadamente e descarregado em uma data warehouse.
Ver imagem na fonte.
Já no método ELT, os dados são extraídos e carregados diretamente em um único repositório, onde a transformação do formato original do dado para o formato target.
Ver imagem na fonte.
Fonte: http://www.targettrust.com.br/blog/mercado-de-ti/oracle-odi-processos-e-lt-e-seus-beneficios/
Gabarito: a)