SóProvas


ID
2440156
Banca
IESES
Órgão
Potigás - RN
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na planilha eletrônica MS Excel, versão 2007, dadas as células A1=1, A2=2, A3=3, B1=4, B2=5, B3=6, C1=7, C2=8, e C3=9 e digita-se em C4, a seguinte fórmula =MED(SOMA(A1:C2);C3) e logo em seguida tecla-se ENTER, o resultado apresentado será o número:

Alternativas
Comentários
  • Fica assim a composicão da planilha:

     

          A     B     C

    1 |   1     4     7

    2 |   2     5     8

    3 |   3     6     9

     

    Aplicando a fórmula: =MED(SOMA(A1:C2);C3)

    Primeiro devemos calcular a parte interna, =MED(SOMA(A1:C2);C3)

    SOMA(A1:C2) = 1 + 2 + 4 + 5 + 7 + 8 = 27

     

    Com isso, passamos a ter a fórmula = MED(27;C3)

    A função MED() do Excel calcula a Mediana de uma cadeia de numerais (agradeço à Rebecca Rodrigues pelo alerta!).

    No cálculo da Mediana, se for ímpar a quantidade de números, o resultado será o número do meio. Se for par, então o Excel irá calcular a média entre os 2 números centrais.

    Sabendo que o valor de C3 é 9, e sendo a mediana entre 2 números no Excel igual ao valor da média entre eles, calcularemos então a média entre 27 e 9

    (27 + 9) / 2 = 36 / 2 = 18

     

    Logo, temos 18 como resposta. Gabarito: D

     

  • Gabarito D

    O camarada Luciano explicará tudo logo abaixo.

  • A questão aborda conhecimentos acerca da funcionalidade e estrutura das funções “MED” e “SOMA”, bem como das formas de referenciação de um intervalo de células.

     

    Antes de analisarmos a funcionalidade e estrutura das funções, vale destacar as formas de referenciação de um intervalo de células:

    A referenciação de um intervalo de células pode ser feita por dois pontos ou ponto e vírgula, sendo a diferença entre eles a seguinte:

    Os dois pontos (:) são utilizados para fazer referência a um intervalo contínuo de células, ou seja, de uma célula a outra. Para exemplificar, caso um usuário faça a referência “A1:B2”, as células entre A1 a B2 estarão inclusas, logo as células A1, A2, B1 e B2 estão inclusas no intervalo.    

    O ponto e vírgula (;) é utilizado para fazer a referência entre células intercaladas, ou seja, uma célula e outra. Para exemplificar, caso um usuário faça a referência “A1;B2;C3”, apenas as células A1, B2 e C3 serão incluídas no intervalo.   

     

    A função “MED” é utilizada para retornar a mediana de um intervalo de valores. Essa função possui a seguinte estrutura: “=MED(Intervalo de células)”. Já a função “SOMA” é utilizada para somar os valores de um intervalo. Essa função possui a seguinte estrutura: “=SOMA(Intervalo de células)”.

     

    Dessa forma, a expressão “=MED(SOMA(A1:C2);C3)” realizará, primeiramente, a função “SOMA”, que somará as células A1, A2, B1, B2, C1 e C2, totalizando 27, e, em seguida, buscará a mediana (valor central) entre os valores 27 e 9. Para buscar a mediana entre valores pares, basta somar os dois valores e dividir por 2, ou seja, para acharmos o resultado da função “MED”, devemos somar os valores 27 e 9 e dividir o resultado por 2, o que nos levará ao valor 18.

     

    Gabarito – Alternativa D.