SóProvas


ID
2442178
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No concreto, o mecanismo responsável por dissolver e carrear os compostos hidratados da pasta de cimento por ação de águas puras, carbônicas agressivas, ácidas e outras é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • expansão por sulfato - expansão por ação de agua ou solo contaminados com sulfato, dando origem a reações expansivas e deletéricas.

    Reação ácali-agregado - é a expansao por ação das reações entre os alcalis do concreto e agregados reativos

    Lixiviação - dissolver e carregar os compostos hidratados das pastas de cimento por ação de aguas puras, carbonica, agressivas e acidas 

    Despassivação por cabonatação - ou seja por ação do gás carbonico da atm sobre o aço da armadura

    Despassivação por açao de cloretos - ruptura local da camada de passivação causada por elevado teor de ion cloro

     

     

     

  • NBR 6118/2014

    6.3.2 Mecanismos preponderantes de deterioração relativos ao concreto

    6.3.2.1 Lixiviação

    É o mecanismo responsável por dissolver e carrear os compostos hidratados da pasta de cimento por ação de águas puras, carbônicas agressivas, ácidas e outras. Para prevenir sua ocorrência, recomenda-se restringir a fissuração, de forma a minimizar a infiltração de água, e proteger as superfícies expostas com produtos específicos, como os hidrófugos.

    6.3.2.2 Expansão por sulfato

    É a expansão por ação de águas ou solos que contenham ou estejam contaminados com sulfatos, dando origem a reações expansivas e deletérias com a pasta de cimento hidratado. A prevenção pode ser feita pelo uso de cimento resistente a sulfatos, conforme ABNT NBR 5737.

    6.3.2.3 Reação álcali-agregado

    É a expansão por ação das reações entre os álcalis do concreto e agregados reativos. O projetista deve identificar no projeto o tipo de elemento estrutural e sua situação quanto à presença de água, bem como deve recomendar as medidas preventivas, quando necessárias, de acordo com a ABNT NBR 15577-1.

    6.3.3 Mecanismos preponderantes de deterioração relativos à armadura

    6.3.3.1 Despassivação por carbonatação

    É a despassivação por carbonatação, ou seja, por ação do gás carbônico da atmosfera sobre o aço da armadura. As medidas preventivas consistem em dificultar o ingresso dos agentes agressivos ao interior do concreto. O cobrimento das armaduras e o controle da fissuração minimizam este efeito, sendo recomendável um concreto de baixa porosidade.

    6.3.3.2 Despassivação por ação de cloretos

    Consiste na ruptura local da camada de passivação, causada por elevado teor de íon-cloro. As medidas preventivas consistem em dificultar o ingresso dos agentes agressivos ao interior do concreto. O cobrimento das armaduras e o controle da fissuração minimizam este efeito, sendo recomendável o uso de um concreto de pequena porosidade. O uso de cimento composto com adição de escória ou material pozolânico é também recomendável nestes casos.

  • Águas puras = lixiviação