SóProvas


ID
2442262
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Leia o texto abaixo e responda à questão.

A estrutura de uma obra é constituída pelo esqueleto formado pelos elementos estruturais, tais como: lajes, vigas, pilares e fundações. Fundação é o elemento estrutural que tem por finalidade transmitir as cargas de uma edificação para uma camada resistente do solo.

Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Bloco sílico-calcáreo é aplicado em alvenaria estrutural. Permite instalações elétricas e hidráulicas embutidas.
II. Bloco de concreto estrutural é empregado como bloco estrutural ou de vedação. O bloco é constituído por mistura de cal e areia silicosa, curado com vapor a alta pressão e temperatura elevada.
III. Bloco de concreto de vedação é aplicado para fechamento de vãos em prédios estruturados. Deve-se projetar vãos modulados em função das dimensões dos blocos para evitar desperdícios com corte dos blocos na execução da alvenaria.


Alternativas
Comentários
  • GAB C

    @BULLDOG ESTUDANTE 02 de Junho de 2017, às 10h40

     

    Comentando pelo que eu sei (ou acho que sei), espero não prejudicar a quem se interessar:

    acerca da assertiva I: instalações hidráulicas não são embutidas na alvenaria estrutural, da mesma forma e motivo que não são embutidas em vigas, pilares ou lajes. Além disso, o bloco sílico-calcário pode não ser adequado nem para embutimento da instalação elétrica, dependendo de como foi fabricado. Assim, creio que realmente esta assertiva seja FALSA.

     

    assertiva II está explicando o bloco da assertiva I, que é sílico-calcáreo, e não "bloco de concreto". Ou, mesmo para quem não conhecesse tal bloco, bastava lembrar como se faz o concreto e confrontar com a assertiva, vendo que esta é absurda. Assim, está assertiva é FALSA.

     

    acerca da assertiva III: o projeto, neste caso, é com blocos de concreto, conforme a assertiva. Observa-se a sua aplicação em escadas de incêndio em prédios de concreto armado e semi-exposto em galpões e lojas de atacado (hiper, atacadão, wallmart, etc.) de modo modular, conforme dito pela assertiva. Inclusive é comum a venda de meio bloco, flexibilizando o projeto. Assim, creio que realmente a asseriva seja CORRETA.

     

  • Questão retirada do site: http://www.construindo.com.br/editorial/et/alvenaria.html

  • - Bloco de concreto estrutural: aplicação em alvenaria estrutural. Permite que as instalações elétricas e hidráulicas fiquem embutidas já na fase de levantamento da alvenaria;

    - Bloco de concreto de vedação: para fechamento de vãos em prédios estruturados. Devem-se projetar vãos modulados em função das dimensões dos blocos, para evitar desperdícios com corte dos blocos na execução da alvenaria;

    - Bloco sílico-calcáreo: empregado como bloco estrutural ou de vedação. O bloco é constituído por mistura de cal e areia silicosa, curado com vapor a alta pressão e temperatura elevada. Normalmente maciço, bastante poroso, leve e de dimensões que proporcionam alta produtividade da mão-de-obra.

    https://www.passeidireto.com/arquivo/21877189/apostila-tecnicas-de-construcao

     

  • Questão passível de anulação, eu acho.

     

    O bloco silicalcáreo pode ser tanto de vedação como estrutural e umas das vantagens da alvenaria estrutural é a redução do número de cortes e mão de obra justamente por permitir o embutimento de instalações.

    Vale ainda ressaltar que este mesmo bloco é um ótimo isolante acústico e a sua versão estrutural tem resistência à compressão de 100 kgf/m²;

     

    Fonte: Yázigi

  • Errado: http://construcaomercado17.pini.com.br/negocios-incorporacao-construcao/164/instalacoes-eletricas-para-alvenaria-estrutural-funcao-estrutural-das-paredes-338931-1.aspx

  • Gabarito: C

    I e II estavam invertidas:

    BLOCO SILICO-CALCÁREO: Empregado como bloco estrutural ou de vedação. Mistura de cal e areia silicosa, curadas em autoclaves, com vapor e alta pressão e temperatura. Também conhecidos como blocos de concreto celular autoclavados.

    BLOCO DE CONCRETO ESTRUTURAL: Aplicação em alvenaria estrutural armada e parcialmente armada. Permite que as instalações elétricas e hidráulicas fiquem embutidas já na fase de levantamento da alvenaria.

    Bloco de concreto de vedação é aplicado para fechamento de vãos em prédios estruturados. Deve-se projetar vãos modulados em função das dimensões dos blocos para evitar desperdícios com corte dos blocos na execução da alvenaria.

  • Bloco sílico-calcáreo:

    aplicado em alvenaria estrutural e de vedação;

    fabricado por prensagem a partir de uma mistura de cal virgem em pó e areia silicosa, submetida a um processo de autoclavagem à alta pressão;

    resistência a compressão do bloco estrutural é de 100 kgf/cm2;

    apresenta alto índice de isolação acústica (42 dB).

    Bloco de concreto estrutural:

    aplicado em alvenaria estrutural;

    permite instalações elétricas e hidráulicas embutidas;

    são umedecidos antes do assentamento e aplicação das camadas de argamassa.

    Bloco de concreto de vedação:

    aplicado para fechamento de vãos em prédios estruturados;

    deve-se projetar vãos modulados em função das dimensões dos blocos para evitar desperdícios com corte dos blocos na execução da alvenaria.

  • Alvenaria de blocos silico calcários

    • Blocos fabricados por prensagem (autoclavagem à alta pressão)
    • Mistura de cal virgem em pó e areia
    • Vedação e estrutural
    • Resistência à compressçai de 10 Mpa
    • Alto índice de isolação acústica: 42 dB

    Alvenaria de blocos de concreto celular

    • Argamassa celular: introdução de ar ou gás na argamassa de areia fina e cimento
    • Concreto celular autoclavado: reação química entre a cal, cimento, areia e pó de alumínio e cura em vapor à alta pressão.
    • Bom desempenho térmico e acústico
    • Boa resistência ao fogo
    • Baixa massa específica

    Alvenaria estrutural

    • Blocos de concreto, cerâmico e silico calcário
    • Recomenda-se argamassa de cimento, cal e areia
    • Resistência à compressão da argamassa deve ser próxima a 70% da resistência do bloco utilizado
    • Aplicação do Graute: concreto com agregado fino e alta plasticidade
    • Preenche vazios dos blocos em pontos onde se quer aumentar a resitencia localizada da alvenaria e também preenchimento das canaletas