SóProvas


ID
2442337
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O projeto de instalações de prevenção e proteção contra incêndio contém um conjunto de medidas com a finalidade de garantir o isolamento do prédio em relação aos edifícios vizinhos. Para efeito do Corpo de Bombeiros, adota-se a seguinte definição:

Alternativas
Comentários
  • NPT 003 – TERMINOLOGIA DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO

    4.40 Antecâmara: Recinto que antecede a caixa da escada, com ventilação natural garantida por janela para o exterior, por dutos de entrada e saída de ar ou por ventilação forçada (pressurização).

     

    4.106 Escada enclausurada: Escada protegida com paredes resistentes ao fogo e portas corta-fogo.

     

    4.150 Extintor de incêndio: Aparelho de acionamento manual, portátil ou sobre rodas, destinado a combater princípios de incêndio.

     

    4.308 Parede, divisória ou porta para-chamas: Elemento construtivo com propriedade para-chamas por um determinado período de tempo, utilizado para impedir a propagação do fogo em ambientes contíguos. Deve possuir estabilidade, resistência mecânica e proporcionar estanqueidade, impedindo a propagação de gases quentes, fumaça e das chamas.

  • Sobre o erro da alternativa D:

    O que tornou errado o item foi o trecho  "com dispositivo de manobra e união de engate rápido " que vem da definição de hidrante urbano

     

    Hidrante urbano: ponto de tomada de água provido de dispositivo de manobra (registro) e união de engate rápido, ligado à rede pública de abastecimento de água, podendo ser emergente (de coluna) ou subterrâneo (de piso).

  • E)

    Registro (damper) de sobrepressão: Dispositivo que atua como regulador em ambiente que deva ser mantido em determinado nível de pressão, evitando que a pressão assuma valores maiores por onde ocorra

    escape do ar.

  • Porta corta-fogo (PCF): Dispositivo construtivo (conjunto de folha(s) de porta, marco e acessórios), com tempo mínimo de resistência ao fogo, instalado nas aberturas da parede de compartimentação e destinado à circulação de pessoas e de equipamentos. É um dispositivo móvel que, vedando aberturas em paredes, retarda a propagação do incêndio de um ambiente para outro. Quando instaladas nas escadas de segurança, possibilitam que os ocupantes das edificações atinjam os pisos de descarga com as suas integridades físicas garantidas. Deve atender às exigências de resistência mecânica, estanqueidade e isolamento térmico.

  • Não tem erro na Letra D