SóProvas


ID
2443306
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Os termos “objeto” e “orientado a objetos” são aplicados a tipos diferentes de entidades, métodos de projeto, sistemas e linguagens de programação. Sobre o paradigma orientado a objetos e suas classes, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • c) Na UML, uma classe de objeto é representada como um retângulo identificado com duas seções. Os atributos do objeto são relacionados na seção superior. As operações associadas ao objeto são definidas na seção inferior.

     

    Engraçado... pois geralmente a classe é mostrada em um retângulo com 3 divisões.

     

    Na UML, uma classe é representada por um retângulo que pode ter até três divisões. A primeira divisão armazena o nome pelo qual a classe é identificada (e essa é a única divisão obrigatória), a segunda enuncia os possíveis atributos pertencentes à classe e a terceira lista as possíveis operações (métodos) que a classe contém.
    Fonte: UML 2 - Uma Abordagem Prática - 3ª Edição - Gilleanes T. A. Guedes

  • A Classe não possui nome?

  • São 3 sessões (não 2 sessões): nome da classe, atributos e métodos.

  • c-

    Um diagrama de classes é uma representação da estrutura e relações das classes que servem de modelo para objetos. Segundo Sommerville (2007), “na UML, uma classe de objeto é representada como um retângulo identificado com duas seções. Os atributos do objeto são relacionados na seção superior. As operações associadas ao objeto são definidas na seção inferior” (p.210)

    https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=3&ved=2ahUKEwj9itOt49jnAhXnDrkGHX7HCWUQFjACegQIARAB&url=http%3A%2F%2Fdspace.bc.uepb.edu.br%2Fjspui%2Fbitstream%2F123456789%2F20452%2F1%2FPDF%2520-%2520Murilo%2520de%2520Sousa%2520Luis.pdf&usg=AOvVaw0378uRFuk_RK22WQoP_Al7

  • O desenho de classe na UML precisa ter somente 1 divisão, pra guardar o nome. Pode ter mais, pra guardar operações e atributos.

  • @Gloomy, essa versão do Sommerville é muito antiga, ele já corrigiu na versão 10 (página 133)

    "Na UML, os atributos e as operações podem ser exibidos estendendo o retângulo simples que representa uma classe (...):

    1. O nome da classe está na seção superior.
    2. Os atributos da classe estão na seção intermediária, incluindo os nomes dos atributos e. opcionalmente, seus tipos, que não são mostrados na Figura 5.10.
    3. As operações (chamadas de métodos na linguagem Java e em outras linguagens de programação orientadas a objetos) associadas à classe de objetos estão na seção inferior do retângulo"