SóProvas


ID
244342
Banca
FCC
Órgão
SJDHDS - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Instruções: As questões sobre os aplicativos consideram sempre a originalidade da versão referenciada e não quaisquer outras passíveis de modificação (customização, parametrização etc.) feita pelo usuário. Quando não explicitadas nas questões, as versões utilizadas nesta prova são: Sistemas operacionais Windows XP edição doméstica (Português), modo clássico e Linux (distribuições Red Hat e SUSE); aplicativos Microsoft Office 2000 e BrOffice.org 3.1 (Calc e Writer); navegadores Mozilla Firefox 3.5.8 e Internet Explorer 8; Mouse padrão destro.

Considere os seguintes motivos que levaram diversas instituições financeiras a utilizar teclados virtuais nas páginas da Internet:

I. facilitar a inserção dos dados das senhas apenas com o uso do mouse.

II. a existência de programas capazes de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado de um computador.

III. possibilitar a ampliação dos dados do teclado para o uso de deficientes visuais.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • O principal motivo para o uso dos teclados virtuais é o aumento da segurança.

  • Com relação ao item I é importante acrescentar que existem softwares como o KeySwitch que conseguem capturar os cliques do mouse sobre o teclado virtual.

  • Resposta:letra B

    Utilizando este teclado, colocamos os dados pedidos - senha de acesso, ou qualquer outro - selecionando com o mouse algumas imagens em vez de digitarmos o código num campo destinado ao efeito.

    Vantagens

    Uma das vantagens óbvias é tentar frustrar a atuação de um tipo de programa chamado keylogger.

    Um keylogger é uma aplicação que, sem conhecimento do utilizador, registra as teclas que este pressiona. Se conjugarmos um keylogger a um vírus que monitorize os endereços dos sites de homebanking temos um programa que é ativado de cada vez que acessamos do nosso computador ao site do banco e que guarda, e posteriormente envia, os dados utilizados para o acesso à nossa conta.

    O teclado virtual nega essa situação evitando simplesmente que o utilizador digite seja o que for.

  • Uma das vantagens óbvias é tentar frustrar a atuação de um tipo de programa chamado keylogger, como bem dito abaixo pelo colega de sítio, mas o teclado virtual não impede a atuação dos Screenloggers, Forma avançada de keylogger, capaz de armazenar a posição do cursor e a tela apresentada no monitor, nos momentos em que o mouse é clicado, ou armazenar a região que circunda a posição onde o mouse é clicado.
  • assertiva da resposta II está correta.

    Visando a segurança.

  • Contribuindo:
    A opção do teclado virtual garante segurança, uma vez que impede a atuação de keyloggers.
    Quanto aos Screenloggers, o teclado virtual de fato não impede a sua atuação; entretanto, essa atuação não é eficaz, não sendo possível a descoberta da senha, já que em geral os teclados virtuais modificam os lugares das teclas a cada nova solicitação de senha.
  • No windows, em suas opções de acessibilidade, há a opção de se usar uma teclado virtual pra facilitar a digitação pra quem tem problemas físicos. Aí sim o bjetivo é facilitar a vida de quem não consegui digitar direito por problemas físicos. Porém, o objetivo das instituições financeiras é aumentar a segurança.
  • O que falar do BB então, que acabou com o teclado virtual para acesso a conta e novamente adotou a digitação da senha pelo teclado manual?!?!? Com certeza com muito mais segurança implementada por trás. Parabéns a equipe de TI do BB que, ao contrário do caminho de todas as outras intituições financeiras, que estavam incluindo frases secretas, chaves de segurança ou outros meios para acesso a fim de aumentar a segurança.
  • O Banco do Brasil foi o primeiro site a oferecer Internet Banking no Brasil. Certamente este know-how acabou pesando, porque em uma instituição pública, onde os desejos políticos de cada administração partidária falam mais alto, certamente devem ter mudado as diretrizes de operação e segurança, sendo politicamente correto com os clientes que reclamavam do teclado virtual.
  • A fraude sempre existiu e o que muda, constantemente, é o meio.

    A rede mundial de computadores não está livre desses golpes.

    É cediço para que estuda na seara das Noções de Informática, com afinco, que o Phishing Scam é um famigerado golpe, ou fraude, em que o agente (scammer), almejando a autenticação (quer se passar pela vítima para auferir as vantagens dela provenientes), utiliza "iscas" (e-mail) para "pescar" informações sigilosas e importantíssimas dos usuários da Internet.
    Por óbvio que, as instituições financeiras aderiram à praticidade, economicidade e celeridade do meio (internet) para tornar viável suas transações junto aos clientes.

    Atrelado ao Keylogger, exaustivamente mui bem explicado pelos colegas acima, o Scam também é matéria de segurança e proteção da informação. Dai porque, também, a aplicação, por elas, dos teclados virtuais
    ,

  • Esse é o teclado virtual()... Impede a eficácia do Keilogger, pois as senhas serão colocadas sem o uso do Teclado físico!
    Valeu, moçada!
  • Letra B <- Ação dos Screenloggers na captura de senhas.
  • keylogger - copia dados do teclado físico.

    Screenlogger - faz fotografias da tela do computador sendo capaz de copiar senhas do teclado virtual.