3 CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS
3.1 Sistema Direto
No sistema direto, as peças de utilização do edifício estão ligadas diretamente aos elementos que constituem o abastecimento, ou seja, a instalação é a própria rede de distribuição.
3.1.1 Sistema Direto sem Bombeamento
Neste caso, é o sistema de abastecimento que deve oferecer condições de vazão, pressão e continuidade suficientes para o esperado desempenho da instalação.
3.1.2 Sistema Direto com Bombeamento
Neste caso, à rede de distribuição é acoplado um sistema de bombeamento direto, conforme a figura 4. A água é recalcada diretamente do sistema de abastecimento até as peças de utilização.
3.2 Sistema Indireto
O sistema indireto é aquele onde, através de um conjunto de suprimento e reservação, o sistema de abastecimento alimenta a rede de distribuição.
Quanto à pressurização, o sistema indireto de água fria pode ser por gravidade ou hidropneumático.
3.2.1 Sistema Indireto por Gravidade
Neste tipo de sistema, cabe a um reservatório elevado a função de alimentar a rede de distribuição. Este reservatório é alimentado diretamente pelo sistema de abastecimento, com ou sem bombeamento, ou por um reservatório inferior com bombeamento. Desta forma, configuram-se três tipos de sistemas indiretos por gravidade, quais sejam, o sistema indireto RS, o sistema indireto com bombeamento e o sistema indireto RI-RS.
3.2.1.1 Sistema Indireto RS
O sistema indireto RS é composto por um alimentador predial equipado com válvula e bóia, um reservatório superior e uma rede de distribuição.
3.2.1.2 Sistema - Indireto com Bombeamento
No caso do sistema indireto com bombeamento, tem-se um alimentador predial equipado com válvula de.bóia, a instalação elevatória, o reservatório superior e a rede de distribuição.
Esta solução é adotada quando não forem oferecidas, pelo sistema de abastecimento, condições hidráulicas suficientes para elevação da água ao reservatório superior.
3.2.1.3 Sistema Indireto RI-RS
Este sistema é composto por um alimentador predial com válvula de bóia, reservatório inferior, instalação elevatória, reservatório superior e rede de distribuição.
fonte: http://drb-assessoria.com.br/3cspaf.pdf
Vá e vença, que por vencido não os conheça.
Sistema de Distribuição Indireta Hidropneumático: O sistema hidropneumático é composto por uma bomba centrífuga, um injetor de ar e um tanque de pressão, sendo automatizado através de um pressostato. Os equipamentos existentes variam de acordo com o fabricante, porém, o funcionamento é muito semelhante. A bomba, com características apropriadas, recalca água (geralmente de um reservatório inferior) para o tanque de pressão. Entre a bomba e o tanque de pressão, localiza‐se o injetor de ar (normalmente um tubo Venturi) que aspira ar durante o funcionamento da bomba e o arrasta para o interior do tanque de pressão. O ar é comprimido na parte superior do tanque até atingir a pressão máxima, quando a bomba é desligada, automaticamente por meio do pressostato. Assim, forma‐se um colchão de ar na parte superior do tanque, cujo volume varia com a pressão existente. Quando a água é utilizada em qualquer ponto de consumo, a pressão diminui, com a conseqüente expansão do colchão de ar, até que a pressão mínima seja atingida. Neste momento, por meio do pressostato, a bomba é novamente acionada.