SóProvas


ID
2445922
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A doença de Chagas (DC) é endêmica em 21 países do continente americano, e estima-se que entre 6 e 7 milhões de pessoas estejam infectadas, embora mais de 90% delas desconheçam a infecção por falta de oportunidade de diagnóstico. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta.
( ) Xenodiagnóstico é um método muito sensível na fase aguda, podendo chegar a 100% de positividade. Esta técnica é a mais indicada uma vez que reproduz os resultados imediatamente.
( ) Na fase aguda, observam-se: alta parasitemia, presença de anticorpos (Ac) inespecíficos e início de formação de Ac específicos (IgM e IgG) que podem atingir níveis elevados. Nesta fase, recomenda-se: pesquisa direta e, se necessário, pesquisa indireta do parasito.
( ) Na fase crônica, observam-se: baixíssima parasitemia e presença de anticorpos específicos (igG ). Nesta fase, a presença de anticorpos IgM é discutida, só sendo detectada esporadicamente em baixos títulos. Recomendam-se métodos sorológicos como imunofluorescência indireta, ELISA (Enzime-linke-dimmunosorbent-assay), hemaglutinação indireta ou fixação de complemento ou a pesquisa do parasito por métodos indiretos como xenodiagnóstico, hemocultura ou inoculação em animais de laboratório.
( ) Enzime-linked-immunosorbent-assay (ELISA) é uma técnica que também detecta classes específicas de anticorpos e, portanto, é indicada para o diagnóstico de fase aguda da doença, utilizando-se conjugado anti-IgM.

Alternativas
Comentários
  •  

    ERRADO ( ) Xenodiagnóstico é um método muito sensível na fase aguda, podendo chegar a 100% de positividade. Esta técnica é a mais indicada uma vez que reproduz os resultados imediatamente. Xenodiagnóstico é um método parasitológico indireto utilizado na fase crônica - devido a parasitemia pouco evidente nesta fase.

     

    Xenodiagnóstico – consiste na alimentação de ninfas do triatomíneo livre de infecção, com sangue do paciente suspeito. Existem duas formas: natural ou direto (o vetor pica diretamente o paciente) e arti!cial ou indireto (o vetor é alimentado com sangue da pessoa sob investigação por meio de membranas apropriadas). A técnica arti!cial, que tem sensibilidade semelhante à natural, deve ser utilizada sempre que possível, pois é mais confortável às pessoas, evita reações alérgicas decorrentes da picada do triatomíneo, além de permitir a repetição do teste com maior facilidade.

     

    Fonte:  Brasil. Ministério da Saúde. Guia de Vigilância em Saúde: Volume Único. 2017

    Disponível em: portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2017/outubro/06/Volume-Unico-2017.pdf

     

  • O xenodiagnostico é um processo muito valioso para o diagnostico etiologico da moléstia de Chagas. Consiste em alimentar-se barbeiros normais em supótos portadores da infecção e determinar-se, depois, si eles adquirem ou não o parasitismo.