-
-
Os testes laboratoriais, como a baciloscopia e a cultura (este, o padrão-ouro para o diagnóstico da tuberculose pulmonar), são atualmente preconizados pelo Ministério da Saúde para confirmar os casos suspeitos de tuberculose pulmonar, caracterizados por sintomatologia clínica ou pelo exame de imagem do tórax.
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/periodicos/brats_16.pdf
-
"A cultura é o método diagnóstico considerado padrão ouro para confirmação da tuberculose. É o exame laboratorial que permite a multiplicação e o isolamento dos bacilos a partir da semeadura da amostra clínica, em meios de cultura específicos para micobactérias. Possui elevada sensibilidade e especificidade para o diagnóstico da tuberculose".( BRATS,2011)
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/periodicos/brats_16.pdf
-
Cultura para micobactéria
-
Os resultados dos exames diretos são descritos nos Quadros 5 e 6. Baciloscopia positiva e quadro clínico compatível com TB fecham o diagnóstico e autorizam o início de tratamento da TB. É importante lembrar, contudo, que outros microrganismos podem ser evidenciados na baciloscopia direta e essa possibilidade deve ser considerada na interpretação de casos Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil 55 individualizados. Diagnóstico de certeza bacteriológica só é obtido com a cultura (que é o padrão ouro) e/ou testes moleculares.
-
PADRÃO-OURO - É A CULTURA P/ MICOBACTÉRIAAA!
-
"Diagnóstico de certeza bacteriológica só é obtido com a cultura (que é o
padrão ouro) e/ou testes moleculares."
MANUAL CONTROLE DE TUBERCULOSE M.S. 2019 P.56