SóProvas


ID
2446051
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

      A partir do início do século XX, na França, alguns artistas vão subverter a concepção que se tinha da pintura. Em vez de simplesmente representar o que era visto, eles decidem representar aquilo que não podia ser visto. Os rostos de perfil têm dois olhos, a natureza se decompõe em formas geométricas... a realidade se revela em todas as suas facetas, como um cubo achatado.

(Christian Demilly. Arte em movimentos e outras correntes do século XX, 2016. Adaptado.)

Uma obra representativa da estética à qual o texto se refere está reproduzida em:

Alternativas
Comentários
  • complementando o comentário do professor:

     

    ''Picasso, Henri Matisse e Marcel Duchamp são considerados os três artistas que mais realizaram desenvolvimentos revolucionários nas artes plásticas nas décadas iniciais do século XX, responsável por importantes avanços na pintura, na escultura, na gravura e nas cerâmicas.''

     

    ''O cubismo é um movimento artístico que surgiu no século XX, nas artes plásticas, tendo como principais fundadores Pablo Picasso e Georges Braque e tendo se expandido para a literatura e a poesia pela influência de escritores como John dos Passos e Vladimir Maiakovski.O quadro "Les demoiselles d'Avignon", de Picasso, 1907 é conhecido como marco inicial do cubismo. Nele ficam evidentes as referências a máscaras africanas, que inspiraram a fase inicial do cubismo, juntamente com a obra de Paul Cézanne.

    O cubismo tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando as partes de um objeto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas.''

     

    fonte: wikipedia

     

    gabarito: C

  • a unica imagem com dois olhos de perfil e formas geometricas

  • Embora tivesse reparado a questão geométrica, me confundi com o expressionismo de Dali, justamente pelo início do texto.
  • CARACTERÍSTICAS DO CUBISMO:

    » Valorização das formas geométricas;

    » Realidade cotidiana;

    » Diferentes planos e ângulos;

    » Frases nominais e ausência de pontuação;

    » Acentua caráter de destruição;

    » Desconstrução da visão clássica.

    PERCURSORES: PABLO PICASSO E GEORGES BRAQUE.