SóProvas


ID
2446513
Banca
FUNRIO
Órgão
SESAU-RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Leia atentamente o texto abaixo e responda à questão a seguir:
“É definido como um processo automatizado isolado, como, por exemplo, um equipamento analítico automatizado que opera por bateladas, um processo automatizado de separação de amostras, armazenagem, distribuição e aliquotagem etc. Na maioria das vezes, esse modelo de operação permite que empresas que operam com volumes menores ou que não possuem porte financeiro para maiores investimentos introduzam processos automatizados e gerem benefícios relacionados com a produção”.
(Fonte: J BrasPatolMed Lab. v.47. n.2. p.119-127. Abril 2011 (Conceitos de automação na medicina laboratorial: revisão de literatura)
O modelo de automação na medicina laboratorial descrito no texto é denominado:

Alternativas
Comentários
  • TTA (task target automation): fases pré- e pós-analítica, que possuem alto grau de trabalho pessoal, riscos biológicos e alto potencial de erros. Atividades de recepção de amostras, aliquotagem, distribuição, retirada de tampas e armazenamento, ou seja, fundamentalmente ela opera na geração de amostras secundárias e fases pré- e pós-analíticas. Modelo de automação para laboratórios que possuem grande quantidade de processamento com número diversificado de tipos de amostra e tubos, que necessitam de uma quantidade significativa de alíquotas para ensaios manuais e que realizam grande número de tipos de ensaio e metodologia, como os laboratórios que atuam como apoio a outras empresas.

    SAA (stand alone automation): CORRETA

    MA (modular automation):  as plataformas modulares permitem a integração dos processos pré-analíticos aos analíticos e apresentam, na maioria das vezes, uma vantagem importante na grande quantidade de ensaios disponíveis quando comparadas, por exemplo, ao total laboratory automation (TLA). Um ponto-chave do sucesso da MA é a consolidação de metodologias distintas em únicas plataformas, reduzindo o número de equipamentos que necessitam ser implementados e, consequentemente, trazendo benefícios em termos de velocidade, quantidade de amostras coletadas e atividades manuais que não agregam valor ao produto, como o transporte das amostras entre plataformas.

    MMA (manual medicine automation):

    TLA (total Laboratory automation): automação de todos os processos envolvidos na medicina laboratorial, ou seja, fases pré-, pós- e analítica. Em termos gerais, essas plataformas funcionam com a integração de equipamentos analíticos de diferentes tipos e metodologias em células de trabalho (workcell), conectados por uma esteira (track), como as áreas de bioquímica, sorologia e endocrinologia, hematologia e coagulação. Os processos automatizados na TLA incluem identificação das amostras, centrifugação, aliquotagem, separação e distribuição (sorter),transporte, retirada de tampas, introdução e remoção das amostras nos equipamentos analíticos, armazenamento (soroteca), busca de amostras para repetição de exames e geração de amostras secundárias, além de descarte das mesmas. Toda a movimentação das amostras nas diferentes direções da esteira é gerenciada por meio de leituras por código de barras ou RFID. Uma importante vantagem da TLA é a possibilidade de operar com diferentes tipos de amostras, como urina e fluidos biológicos, além de amostras séricas