SóProvas


ID
2448271
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2014
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O fator C de uma restauração de resina composta expressa, em números, a previsibilidade de a restauração falhar adesivamente. Para que essa falha seja minimizada, o fator C deve ser controlado entre

Alternativas
Comentários
  • Em restaurações de resina composta devem ser inseridos incrementos de maneira obliqua e tocando o mínimo de paredes possíveis, a fim de evitar falhas na restauração. Assim, o fator C é o quociente da divisão das áreas de uma resina composta unidas e das áreas sem resina, passíveis de deformação (superfície aderida / superfície livre). Esse fator expressa em números a chance da restauração falhar adesivamente.

    Se dividirmos as áreas da resina unidas pelo número de áreas desunidas obteremos um número que traduz a previsibilidade de falha. Quanto maior o número de paredes unidas, maior o fator C e maiores as chances da restauração falhar. O fator C deve ser controlado entre 1 e 1,5; pois assim os incrementos de resina deixarão superfícies livres, criando condições de alívio para as tensões geradas pela contração de polimerização.  

  • fator C ideal= entre 1 e 1,5