SóProvas


ID
2449507
Banca
UFMT
Órgão
POLITEC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Dante Martins de Oliveira ficou nacionalmente conhecido como o autor da emenda constitucional que permitiria a realização de eleições diretas para Presidência da República nos extertores da ditadura civil-militar. Em Mato Grosso, além de ter sido eleito deputado federal, foi prefeito de Cuiabá por duas ocasiões e governador entre 1995-2002. Sobre o período em que Dante de Oliveira governou o Estado de Mato Grosso, é correto afirmar: 

Alternativas
Comentários
  • Alavancou a econmia do estado, principalmente na produção agropecuária, incentivando a agroindústria e atraindo novos investimentos. 

    Demitiu cerca de 10 mil funcionários o que provocou uma série de protestos e críticas ao seu governo. Ainda neste sentido, o mesmo extinguiu algumas empresas consideradas deficitárias, como a CODEMAT, a COHAB, CASEMAT, BEMAT e a privatização das Centrais Elétricas Mato-Grossenses – CEMAT e mais tarde a municipalização do serviço de abastecimento de água e esgoto – SANEMAT. 

    Houve rápido crescimento na agropecuária, principalmente durante os anos de 1995 a 2001, chegando o estado a assumir a segunda posição no ranking do país. 

    Construídas mais de 50 pontes de concreto, ligando regiões produtoras a cidades portuárias e escoadoras da produção. Outro fato importante foi à chegada da FERRONORTE ao estado.

    Reeleito em 1998. Foi sucessido em 7 de abril de 2002 o economista Rogério Salles. O mesmo assumiu porque Dante declinou-se para concorrer a uma vaga no senado federal. 

  • Questão Anulada, porque o BEMAT foi liquidado e não privatizado!