-
GABARITO B
a) As divisões que ocorrem durante a segmentação denominam-se clivagens, e as células que se formam são chamadas blastômeros.
b) Certo
c) Aqui o examinador inverteu as classificações. Na gastrulação, forma-se o blastóporo. Os animais em que o blastóporo dá origem ao ânus são chamados de deuterostômios, e os animais em que o blastóporo dá origem à boca são chamados de protostômios.
d) A placenta NÃO é considerada um anexo embrionário, por ser um órgão formado por tecidos de origem materna.
Justamente, é essa justificativa que leva vários autores a não considerar a placenta como anexo embrionário, apesar de ser formada pela união do córion e alantóide, a placenta também é formada pelo endométrio materno, uma estrutura que não se origina do folheto germinativo.
-
Esses genes que são ativados para que uma celula seja diferente da outra ganha o nome de EUCROMATINA
-
Complementando o excelente comentário de Emilai, em relação a alternativa d)
A placenta tem origem mista, havendo, em sua formação, participação do cório viloso, formando a porção fetal, e de células do endométriouterino, originando a porção materna.
fonte: wiki
-
Durante o processo de , ocorre um rearranjo de células, formando um tubo denominado arquêntero, que originará futuramente o tubo digestório. O arquêntero comunica-se com o exterior por um orifício denominado blastóporo. Este, em alguns animais, dá origem à boca – nesse caso, os animais são chamados de protostomados. No caso dos animais deuterostomados, o blastóporo origina o ânus, e a boca surge depois a partir de um segundo orifício.