SóProvas


ID
2449654
Banca
UFMT
Órgão
POLITEC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Em relação aos processos historicamente usados para estabelecer a identidade do cidadão, assinale a assertiva correta.

Alternativas
Comentários
  • a) O uso da tatuagem para fins identificativos, tanto civil como criminal, obteve ampla aprovação social pela facilidade da sua aplicação, além de estar imune a infecções cutâneas e ser de difícil adulteração. Errada: A questão começou correta, mas errou em afirmar que a tatuagem é imune a infecções cutâneas e ser de difícil adulteração. Ademais, a tatuagem é um elemento secundário de identificação. Os métodos primários de identificação são: papiloscopia, odontologia Legal e DNA, em ordem de prioridade. 

     

     b) A podocospia consiste em verificar algumas medidas antropométricas do indivíduo, tais como: comprimento do dedo médio esquerdo, do dedo mínimo esquerdo do antebraço, da estatura, da envergadura (comprimento dos braços abertos) e medida do busto. Errada: A podoscopia não estuda antebraço ou estatura... estuda impressões podoscópicas (pés). 

     

     c) A propriedade das impressões digitais de variarem de pessoa para pessoa, não se repetindo, é conhecida como princípio da "variabilidade" ou "unicidade". Vários são os cálculos que existem para provar que as impressões digitais não se repetem, mesmo em gêmeos idênticos. CORRETA. 

     

     d) O processo quiroscópico de identificação criminal consiste na descrição das marcas particulares dos criminosos como cicatrizes, manchas da pele, tatuagens, anquiloses e amputações. Errada: a quiroscopia estuda impressões quiroscópicas (mãos). 

  • A) O uso da tatuagem para fins identificativos, tanto civil como criminal, obteve ampla aprovação social pela facilidade da sua aplicação, além de estar imune a infecções cutâneas e ser de difícil adulteração. 

    A tatuagem é apenas um metodo auxiliar e não de certeza na identificação

    B) A podocospia consiste em verificar algumas medidas antropométricas do indivíduo, tais como: comprimento do dedo médio esquerdo, do dedo mínimo esquerdo do antebraço, da estatura, da envergadura (comprimento dos braços abertos) e medida do busto.

    Podoscopia é o estudo das papilas dermicas dos pés, o enunciado traz o conceito de bertilonagem. 

    C) A propriedade das impressões digitais de variarem de pessoa para pessoa, não se repetindo, é conhecida como princípio da "variabilidade" ou "unicidade". Vários são os cálculos que existem para provar que as impressões digitais não se repetem, mesmo em gêmeos idênticos.

    As impressões não se repetem nem mesmo em gemeos univitelineos, isso que faz esse metodo de Vucetich ser o que é hoje.

    D) O processo quiroscópico de identificação criminal consiste na descrição das marcas particulares dos criminosos como cicatrizes, manchas da pele, tatuagens, anquiloses e amputações. 

    Quiroscopia é a analise das papilas da mão

  • Maximo de duvida que poderia ter é Quiro

    Porem quiro vem de mao.

  • Complementando...

    Ramos da papiloscopia

    A Papiloscopia é dividida em quatro partes:

    Quiroscopia: processo de identificação por meio das impressões palmares;

    Podoscopia: processo de identificação por meio das impressões plantares;

    Poroscopia: processo de identificação por meio dos poros das papilas dérmicas; e

    Datiloscopia: processo de identificação humana por meio das impressões digitais.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em antropologia forense.

    A) ERRADO. Tatuagens e outras marcas como cicatrizes e manchas são elementos secundários de identificação, e não elementos primários. Além disso, a tatuagem não está imune a infecções cutâneas e é facilmente adulterável.

    B) ERRADO. A alternativa descreve o método de "antropometria", e não a podoscopia. A podoscopia é o processo de identificação humana por meio da sola dos pés.

    C) CERTO. São cinco os principais princípios que regem um bom método de identificação:

    ▶ Unicidade -Também chamado de individualidade, ou seja, que determinados elementos sejam específicos daquele indivíduo e diferentes dos demais.

    ▶ Imutabilidade -São as características que não mudam e não se alteram ao longo do tempo.

    ▶ Perenidade -Consiste na capacidade de certos elementos resistirem à ação do tempo, e que permanecem durante toda a vida, e até após a morte, como por exemplo o esqueleto.

    ▶ Praticabilidade -Um processo que não seja complexo, tanto na obtenção como no registro dos caracteres.

    ▶ Classificabilidade -Este requisito é muito importante, pois é necessária certa metodologia no arquivamento, assim como rapidez e facilidade na busca dos registros.

    Importante - esses princípios despencam em prova! Saiba diferencia-los, e saiba os sinônimos de cada um.

    D) ERRADO. A quiroscopia é o processo de identificação humana por meio das impressões da palma da mão, e não das marcas particulares como cicatrizes. Na realidade, tais marcas podem ser utilizadas como forma secundária de identificação, não constituindo um processo por si mesmas.

    Fonte utilizada: FRANÇA, Genival Veloso. Medicina Legal. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2017. 11a edição.

    Gabarito do professor: Letra C.
  • Métodos primários de identificação: A identificação digital, DNA e odonto legal

    Métodos secundários de identificação: Antropologia forense, reconhecimento facial, tatuagens e cicatrizes, etc.

    Os métodos secundários por si só não identificam ninguém. Mas no contexto, associado a outras técnicas podem identificar.