SóProvas


ID
2451574
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O aumento do número de neutrófilos circulantes é uma das alterações mais comuns do hemograma, e as causas de neutrofilia são diversas. A neutrofilia algumas vezes é acompanhada de febre, resultante da liberação de pirogênios dos leucócitos. Outros aspectos característicos da neutrofilia reacional podem incluir “desvio nuclear à esquerda” na fórmula leucocitária, isto é, aumento do número de bastonetes e presença ocasional de células mais primitivas, como metamielócitos e mielócitos e presença de granulação tóxica, vacuolização citoplasmática e corpos de Dohle no citoplasma dos neutrófilos. Podem ser consideradas possíveis causas de neutrofilia:

I. Infecções bacterianas, especialmente por bactérias piogênicas, localizadas ou generalizadas;

II. Inflamação e necrose tecidual, como no infarto do miocárdio, por exemplo;

III. Neoplasias;

IV. Uso de corticosteroides;

V. Leucemia mielóide crônica.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • O Uso de corticosteroides não causa neutropenia??

  • Oi Armando! Dá uma olhada nesse artigo, veja se te ajuda! na verdade eles estão bem envolvidos na neutriFILIA mesmo... Espero ajudar!

  • Parece estranho pra mim, mas...

    O uso de corticóides aumenta de leucócitos de um modo geral, mas não todos eles.

    Aumenta: número de neutrófilos, plaquetas e hemácias;

    Diminui: número de linfócitos, eosinófilos e basófilos.

    ( É SÓ LEMBRAR QUE CORTICÓIDES PODEM AJUDAR NAS ALERGIAS, QUE TEM COMO SINTOMA A EOSINOFILIA, LOGO, ELE DIMINUI NÚMERO DE EOSINÓFILOS, MAS NÃO DIMINUI OS NEUTRÓFILOS, que surgem cada vez mais imaturos na corrente sanguínea)

    Além de causar outras alterações no sangue como a hipercoagulabilidade sangüínea (devido ao aumento das plaquetas e hemácias) e tromboembolismo. Com isso tudo há disseminação de infecções no uso crônico de corticóides.