a) Não mesmo! O Fundo Monetário Internacional, criado em meados do século XX, é um organismo internacional que visa a manutenção do equilíbrio dos balanços de pagamento ao redor do Planeta. Não é sua função regular o mercado cambial, por exemplo.
b) Falso! O Ministério da Fazenda (atual Ministério da Economia) atua sobre a política fiscal brasileira, abrangendo as secretarias do tesouro e da receita, ou seja, do gasto e da receita pública. Não é ele que opera as políticas monetária e cambial.
c) Errado também! Essas corretoras e casas atuam respectivamente no mercado mobiliário e no mercado cambial. Sequer são um órgão público, que regula o mercado e executa a política cambial.
d) Errado também! O Ministério das Relações Exteriores, apesar da nomenclatura, não tem por função atuar sobre o mercado cambial e buscar o equilíbrio do Balanço de Pagamentos. Trata-se do órgão responsável pelas relações internacionais do Brasil, pela diplomacia.
e) Correto! É o Banco Central do Brasil que opera a nossa política monetária e, portanto, atua sobre o mercado cambial. Entre suas funções, busca evitar grandes oscilações nas taxas de câmbio (o que não é economicamente saudável) e equilibrar o balanço de pagamentos do país.
Resposta: E