SóProvas


ID
245254
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Com relação a interoperabilidade de sistemas, SOA e web services,
arquitetura e-ping e padrões XML, julgue os itens seguintes.

Considere que haja a necessidade de publicar os dados de trâmites de processos que se encontram armazenados em XML, no sítio do TRT, em formato HTML, e também em formato TXT, no servidor de arquivos. Para essa finalidade, uma solução adequada é utilizar o XSLT, pois essa é a opção recomendada pelo W3C para que documentos XML sejam transformados em documentos de texto ou documentos HTML, como nas condições requeridas.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    XSL Transformations, ou XSLT (eXtensible Stylesheet Language for Transformation - linguagem extensível para folhas de estilo de transformações), é uma linguagem de marcação XML usada para criar documentos XSL que, por sua vez, definem a apresentação dos documentos XML nos browsers e outros aplicativos que a suportem.

    É importante observar que o documento XSL não altera o documento XML original, ou seja, não cria outro documento. Neste sentido, ele (o documento XSLT) atua como as folhas de estilos CSS: apenas determina como o browser apresenta o documento XML ao qual ele está associado ou anexado (de uma forma bem parecida à usada para associar uma folha de estilos CSS a um documento (X)HTML). O browser recebe o documento XML original, na íntegra, como ele foi criado. E apresenta-o como o documento XSL determina.

  • Fiquei confusa, a parte... " É importante observar que o documento XSL não altera o documento XML original, ou seja, não cria outro documento." Não invalidaria a questão?
  • XSLT é a parte mais importante dos padrões XSL e se tornou uma Recomendação W3C em  1999. Ele é a parte do XSL usada para transformar um documento XML em outro documento XML, ou um outro tipo de documento que é reconhecido por um browser, como HTML e XHTML. Normalmente XSLT faz isso transformando cada elemento XML em um elemento (X)HTML.  XSLT também pode adicionar novos elementos no arquivo de saída, ou remover elementos. Ele pode rearranjar e ordenar elementos, testar e tomar decisões sobre quais elementos mostrar, entre outras coisas. Um modo comum de descrever o processo de transformação é dizer que o XSLT transforma uma árvore de origem XML em uma árvore de resultado XML, usando XPath para definir os padrões combinantes para as transformações. O XPath é usado para definir partes do documento de origem que combinam com um ou mais moldes: quando uma combinação é encontrada, XSLT transformará a parte combinante do documento de origem no documento de resultado. As partes do documento de origem que não combinam com um molde permanecerão sem modificações no documento de resultado, simulando polimorfismo.                Fonte:
    adaptado de http://www.dicas-l.com.br/arquivo/tutorial_xslt.php#.T4TB3ftR1iY
    http://msdn.microsoft.com/en-us/library/47yh29a9.aspx
     
  • Achei que XSLT estivesse relacionado apenas à apresentação dos dados, e não transformação de arquivos.